16 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

1871 - Arrematação da empreitada para a construção do lanço em S. João das Caldas entre a Rua Dr. Abílio Torres e as Portelas na estrada nº 36 (estrada Vizela-Entre os Rios, hoje 306) que inclui a construção da Ponte D. Luiz (Ponte Nova).

Em 1985 os vizelenses levantaram uma forca no centro da sua vila.

1971 - O FC Vizela fecha a desastrosa época 1970-71 em casa do Riopele (2-1) e como último classificado desce à III Divisão Nacional depois de duas épocas consecutivas na II Divisão. Beira Mar foi o campeão.


1985 - É colocada uma forca na Rua Dr. Abílio Torres e levantado no Jardim Manuel faria um mastro enorme encimado com a bandeira dos EUA. Desta forma os vizelenses protestaram contra a Assembleia da República por mais uma vez arranjar um pretexto para adiar para as calendas gregas a sua reivindicação.


1997 - Um particular com um diferendo sobre os terrenos das extintas Sedas Vizela decide deitar abaixo a capela da Senhora de Lurdes em S. João.


2012 - Realiza-se a II Feira da Qualificação de Vizela na Praça da República, evento dedicado à educação, formação e emprego.


2016 -  O presidente da Liga de Clubes Profissionais, Pedro Proença, saúda o FC Vizela pela subida à II Liga. Iguais felicitações do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes e de Manuel Machado, presidente da AF Braga.

2020 - Concelho de Vizela regista 132 casos de infetados com o novo coronavírus covid-19, o maior número desde o início da pandemia.

2021 - Na penúltima jornada da II Liga o FC Vizela, treinado por Álvaro Pacheco, vence em Penafiel (1-2) com golos de Tavinho e Marcos Paulo e assegura o 2º lugar da classificação que dá acesso direto à I Liga.

2022 - No âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, uma delegação de Vizela, composta pelo Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Carvalho e pelo Presidente da União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, acompanhada pela Presidente da iniciativa Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues de Araújo, efetua visita aos Arquivos Nacionais do Reino Unido, onde puderam ver o documento original do Tratado de Tagilde, assinado nesta freguesia do concelho de Vizela a 10 de julho de 1372.

2023 - Com a reeleição de José Armando Branco como presidente Sociedade Filarmónica Vizelense tomam posse os novos órgãos sociais desta instituição para 2023-2025.



ANIVERSÁRIO

- António Joaquim Ribeiro (sub-regente da Banda da GNR)
- Vítor Oliveira Marques  (Digital de Vizela)
1948 - Carlos Fernandes, ex Junta F. S. João 


FALECEU NESTA DATA
2010 - José Pinto Dias (Regilde)
2020 - António Mendes Ferreira (S. João)

Eventos históricos

1919: Primeiro voo transatlântico.

Partilhar