2 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

Porto-Vizela na primeira viagem automóvel


1887 - José Martins Ribeiro oferece à Sociedade Martins sarmento uma lapide encontrada em Vizela pelo ano de 1.600 com a inscrição DEDICAVIT T. FLAVIOS ARCHELAOS CLAVDIANOS LE. AVG.

1897 - Primeira viagem do Norte em automóvel faz-se entre o Porto-Vizela. Teve grande referência nos jornais da época inclusive fez capa num bilhete postal. O carro, de apenas um lugar, era um Decauville, motor Benz, 3 cavalos, e andava a uma média de 15 a 20 km por hora. Saiu do Porto às sete horas da manhã e chegou a Vizela a seguir ao meio dia. Antes parou no Lugar do Relógio em Lustosa. O primitivo automóvel pertencia à família Anderson da cidade do Porto (familiares da poetisa Sofia de Melo Anderson, mãe do jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares) . Grande dia de festa em Vizela e honras para o condutor.



1977 - Abre o novo (atual) edifício dos CTT de Vizela na Praça da República. Até aí funcionou na rua Dr. Abílio Torres em frente à farmácia Alves.

1999 - Bombeiros de Vizela e de Guimarães reformulam o acordo das freguesias a cobrir.


1998 - S. Paio de Vizela sobe à Divisão de Honra pela primeira depois de vencer o Gonça por 2-0. Joaquim Pereira é o Presidente.

2001 - Entra em funcionamento o Cartório Notarial e a Conservatória do Registo Civil Predial e Comercial de Vizela na Urbanização da Portela.

2010 - FC Vizela termina época 2009/2010 em Gondomar com uma vitória por 1-2 que lhe valeu o 3º lugar logo depois do Moreirense (1º) e Tirsense (2º). Era treinador o prof. José Alberto.

2020 - Número de infetados com a Covid 19 sobe para os 110 no concelho de Vizela.

2020 - A Federação Portuguesa de Futebol emite um comunicado onde  informa a promoção do FC Vizela e do Arouca à II Liga após interrupção dos campeonatos devido à pandemia Covid 19.

2021 -  Câmara de Vizela inaugura a ciclovia entre Infias e marginal Ribeirinha.

FALECEU NESTA DATA
2019 - Maria da Conceição Machado (S. Miguel)
2021 - Teresa Jesus Silva  (Moreira)

Eventos históricos



Partilhar