28 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

Em 2005 a Câmara Municipal homenageou todo o Departamento de futebol profissional do Futebol Clube de Vizela pelo título conquistado de Campeão da IIB/Norte.
1861 - Nasce o Dr. Bráulio Caldas. Ler mais aqui.

1905 - O jornal Echos de Vizella faz referência à presença do escritor Raúl Brandão em Vizela acompanhado pela sua esposa..

1946 - Jogo com inauguração da bancada do Campo Agostinho de Lima.


1975 - As comissões administrativas das assembleias de freguesias de S. Miguel e S. João das Caldas apelam à Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães para remover o nome do Eng. Manuel Duarte Moreira Sá e Melo da toponímia vizelense, considerando aquelas autarquias que aquele nome esteve estreitamente afecto ao deposto (em 25-4-1974) Regime Fascista. Sugeriam as mesmas assembleias que o novo nome fosse Avenida dos Bombeiros Voluntários. O nome de Manuel Duarte Sá e Melo fora atribuído àquela artéria após uma cerimónia de homenagem que teve lugar na década de 60 que o político recebeu em Vizela.


1993 - Ramalho Eanes, de visita a Guimarães, dá alento à criação do concelho de Vizela em entrevista ao Notícias de Vizela/MMM.


.
2005 - Inauguração da sede da Junta de Freguesia de Santo Adrião de Vizela. Uma obra que se iniciou há 13 anos e custou cerca de 250 mil euros.

2005 - Câmara Municipal homenageia todo o Departamento de futebol profissional do Futebol Clube de Vizela pelo título conquistado de Campeão da IIB/Norte numa cerimónia que decorre no jardim Manuel Faria. Presidente do FCV é Alberto Sousa.

2008 - O FC Vizela fica a um ponto de subir pela segunda vez à I Divisão (I Liga). Um golo do Rio Ave a quatro minutos do fim na Vila da Feira frente ao Feirense deixou o estádio do Vizela em lágrimas. Subiram de divisão o Trofense e Rio Ave. O Vizela foi terceiro classificado.

2010 - Dirigente Manuel Marques 'Guerra' é agraciado com a medalha de Gratidão Grau Ouro da Sociedade FilarmónicaVizelense.

2022 - Inserido nos 145 anos da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela realiza-se um desfile de 6 fanfarras das corporações de Esmoriz, Riba D'Ave, Fafe, Famalicão, Famalicenses e Vizela.

NESTA DATA NASCEU...
1959 - Perrichon, jogador do FC Vizela entre 1981-1987.
- Pedro Borges, jogador do FC Vizela na época 2008/09 e 2009/10.
- Otília Gomes, advogada e ex-presidente do CDS-PP de Vizela.

FALECEU NESTA DATA
2022 - Maria Belém Lopes (Infias)




Eventos históricos

1926: Revolução de 28 de Maio em Portugal
1937: Fundação da Volkswagen (VW)

Partilhar