3 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA


1892
- Hipotética primeira referência ao bolinhol de Vizela surge na romaria de S. Pedro de Azurém.

Jornal “Vimaranense”, terça feira, 3 de maio de 1892.
“Romagem.
Como noticiamos, verificou-se anteontem de tarde a romagem de Nossa Senhora da Madre Deus, no local assim denominado da freguesia de S. Pedro d´Azurey, próximo d´esta cidade. O recintho aonde se faz a romagem estava repleto de romeiros, sendo quasi impossível o transito; e nos montes e campos próximos também se viam muitos magotes de povo, que em alegre convívio apreciavam doce bolinhólo baptisado com espumante verdial de 30 reis.
Foi extraordinária a concorrência de romeiros. O dia, com quanto se sentisse alguma aragem, esteve de sol e convidava a passeio.
Não houve alteração da ordem. A policia foi feita por uma força d´infanteria 20, e pelos officiaes de delligencias da administração do concelho, sob as ordens do sr. regedor da freguesia de Azurey.”
(Pesquisa de António Cunha).

1887 - Toma posse da igreja de Tagilde, como seu Abade, o Padre João Gomes de Oliveira, natural de Mascotelos (Guimarães) que, pelo seu operoso reconhecido labor na investigação da história do Concelho de Guimarães (ao qual Tagilde e Vizela pertenciam), ficou precisamente conhecido pelo congnome de Abade de Tagilde.

1970 - É inaugurada a igreja de S. Miguel das Caldas.

 

1971 - O Vizela desce à III Divisão na época 1970-1971. Derrota em casa com o Espinho já foi para cumprir calendário.

1972 - É fundado o Conjunto Típico Irmãos Peixoto com sete irmãos.

1985 - Comboio é retido uma hora na estação de Vizela em reivindicação dos vizelenses pelo concelho.


1997 - A Fundação Jorge Antunes/Lasa conquista a VII Taça da Europa de Clubes em futebol de salão no Pavilhão Chico D'Holanda em Guimarães onde decorreu o torneio internacional com equipas da Rússia, Rep. Checa, Bielorrussia, Eslováquia, França e Espanha. A equipa vizelense com José Antunes a presidente, tinha como treinador Domingos Freitas e os jogadores: Marco, Graça, Tozé I, Vilaça, Felismino, Teixeira, Tozé II, Sérgio, Menau, Eduardo, Paulo Leite e Carlos Leite.

2010 - Arrancam as obras de construção do campo de petergolfe e de minigolfe no Parque das Termas


2011
- Na passagem do centésimo aniversário da Guarda Nacional Republicana, é descerrada uma lápide evocativa da efeméride pela Câmara de Vizela e forças militares na rotunda próxima ao quartel.

2011 - A Escola Secundária de Vizela adere, pelo quarto ano consecutivo, à "maior Aula do Mundo", organizada pela Campanha Global pela Educação, em cem países simultaneamente.

2022 - Gala de Desporto da Câmara Municipal de Vizela premeia os desportistas do concelho entre os quais Álvaro Pacheco treinador que levou o FCV do campeonato de Portugal até à I Liga.
2023 - Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, entrega oito casas de renda social na Avenida Abade de Tagilde (1) e sete em S. Paio de Vizela. Ler + aqui

NESTA DATA FALECEU
2004 - Herminia Silva Campelos (S.Miguel)
2020 - Camila Ferreira da Costa (S. Miguel)
2021 - Ermelinda Marques Paiva (S. Miguel)
2023 - Irene Ribeiro Torres (S.João)

---------

Eventos históricos

Partilhar