3 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

1892 - Hipotética primeira referência ao bolinhol de Vizela surge na romaria de S. Pedro de Azurém.

Jornal “Vimaranense”, terça feira, 3 de maio de 1892.
“Romagem.
Como noticiamos, verificou-se anteontem de tarde a romagem de Nossa Senhora da Madre Deus, no local assim denominado da freguesia de S. Pedro d´Azurey, próximo d´esta cidade. O recintho aonde se faz a romagem estava repleto de romeiros, sendo quasi impossível o transito; e nos montes e campos próximos também se viam muitos magotes de povo, que em alegre convívio apreciavam doce bolinhólo baptisado com espumante verdial de 30 reis.
Foi extraordinária a concorrência de romeiros. O dia, com quanto se sentisse alguma aragem, esteve de sol e convidava a passeio.
Não houve alteração da ordem. A policia foi feita por uma força d´infanteria 20, e pelos officiaes de delligencias da administração do concelho, sob as ordens do sr. regedor da freguesia de Azurey.”
(Pesquisa de António Cunha)

1970 - É inaugurada a igreja de S. Miguel das Caldas.


1972 - É fundado o Conjunto Típico Irmãos Peixoto com sete irmãos.


1985 - Comboio é retido uma hora na estação de Vizela em reivindicação dos vizelenses pelo concelho.


1997 - A Fundação Jorge Antunes/Lasa conquista a VII Taça da Europa de Clubes em futebol de salão no Pavilhão Chico D'Holanda em Guimarães onde decorreu o torneio internacional com equipas da Rússia, Rep. Checa, Bielorrussia, Eslováquia, França e Espanha. A equipa vizelense com José Antunes a presidente, tinha como treinador Domingos Freitas e os jogadores: Marco, Graça, Tozé I, Vilaça, Felismino, Teixeira, Tozé II, Sérgio, Menau, Eduardo, Paulo Leite e Carlos Leite.

2010 - Arrancam as obras de construção do campo de petergolfe e de minigolfe no Parque das Termas

2011 - Na passagem do centésimo aniversário da Guarda Nacional Republicana, é descerrada uma lápide evocativa da efeméride pela Câmara de Vizela e forças militares na rotunda próxima ao quartel.

2011 - A Escola Secundária de Vizela adere, pelo quarto ano consecutivo, à "maior Aula do Mundo", organizada pela Campanha Global pela Educação, em cem países simultaneamente.

NESTA DATA FALECEU

2020 - Camila Ferreira da Costa (S. Miguel)

---------

Eventos históricos

Partilhar