30 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

1920 - Arquiteto portuense José Marques da Silva, compra o Hotel Vizellense (Hotel do Padre na Avenida dos Bombeiros Voluntários) a Deolinda da Veiga Lobato que herdou o imóvel pertença do Padre João Evangelista da Costa Veiga. Marques da Silva foi o último proprietário do Hotel Vizellense, ou Hotel do Padre cujo nome ainda se mantém. 

1943 - Com a receção ao SC Braga (0-0), o FC Vizela termina em 5 º lugar a sua participação no Campeonato da II Divisão Grupo A Série 1. O SC Braga foi o campeão de série.

1985 - Abílio José Correia Pimenta é eleito presidente da Direcção do Futebol Clube de Vizela. Com ele o Clube consegue o estatuto de "Pessoa de Utilidade Pública" e a construção do estádio. Manuel Moreira Pereira é eleito presidente da Assembleia-geral e Armando da Silva Antunes, presidente do Conselho Fiscal.

1999 - Com a receção ao Trofense (0-2), o FC Vizela termina em 5 º lugar a sua participação no Campeonato da IIB Norte. Freamunde foi o campeão de série.


2009 - Câmara de Vizela promove passeio com 765 idosos vizelenses até à Quinta da Malafaia.

2010 - Realiza-se na Igreja Matriz de S. Miguel a cerimónia de entronização da Confraria Gastronómica do Pão-de-Ló Tradicional. A nova Confraria é composta inicialmente por 21 confrades entre eles o Presidente da Câmara de Vizela, Dinis Costa e a sua presidente Fátima Salgado.

2010 - Inaugurado memorial em granito (pedra da região de Vila Real) alusivo à Confraria Gastronómica do Pão-de-Ló Tradicional no jardim Manuel Faria-Vizela. Os autores do monumento foram os irmãos Martinho e Dinis Ribeiro da Confraria Gastronómica do Abade, sediada em Braga.

2016 -Ramiro Guimarães lança o livro "Caldas de Vizela, 1875-1975 - Em demandada do passado".


2020 - Três meses depois de doloroso silêncio, imposto pelos estados de emergência e calamidade covid-19,  os sinos de Vizela voltam a tocar chamando os fiéis para as missas presenciais. O concelho de Vizela regista 166 infetados.

2023 - A SAD do Futebol Clube de Vizela presidida por Joaquim Ribeiro e Tulipa chegam a acordo para rescisão de contrato. O treinador esteve meia época ao leme da equipa sénior depois da saída prematura de Álvaro Pacheco. 


NESTA DATA NASCEU
1983 - Francisco Peixoto, chefe dos bombeiro e autor do livro "Memórias de uma Família (Peixoto).

1978 - João Sá, ex-locutor da Rádio Vizela, apresentador do "Folklância
...



Dia de Santa Joana D'Arc
Dia Nacional de Prevenção do Cancro Cutâneo

 Eventos históricos
1914: Viagem inaugural do RMS Aquitania


Partilhar