31 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

.

.

1852 - As primeiras referências a “ Músicas” em Vizela aparecem numa notícia publicada no Jornal “O periódico dos pobres” no Porto (nº 127) a propósito duma gorada visita da Rainha de Portugal a Vizela.

1930 – Vizela contava 985 fogos e cerca de 5.500 habitantes.

1968 - Autarcas das Juntas de Freguesias de Vizela e representantes de algumas instituições vizelenses marcam presença na cerimónia de transferência da Câmara Municipal de Guimarães do Largo do Carmo (edifício da Sociedade Martins Sarmento) para o Convento de Santa Clara situado no Largo do Cónego José Maria Gomes onde funciona atualmente.




1968 - É fundada por José Luís Carreira Lopes Guimarães a Garça Real, empresa de confecção que chegou a empregar 820 trabalhadores directos e a dar trabalho a mais de 20 pequenas confecções. Fechou em 1991.

1983 - É apresentado na Assembleia da República o Projeto de Lei Nº209/II da criação do concelho de Vizela com nove Freguesias (S. João, Regilde, S. Estevão de Barrosas, S. Miguel, Tagilde, S. Adrião, Infias, S. Paio, S. Adrião).
Foram proponentes os deputados do PCP: António Lopes, Silva Graça, Anselmo Aníbal, Carlos Brito, Veiga de Oliveira, António Mota, Carlos Costa, Lino Lima, Zita Seabra, Jorge Lemos e Manuel Lopes.

1987 - FC Vizela vence em casa o Gil Vicente por 2-1 em jogo da II Divisão.


1988 - É feita em Guimarães a escritura da Radio Vizela Cooperativa de Rádio Difusão CRL e o registo dos Estatutos. São subscritores da Cooperativa dez cooperadores: Raúl Pereira (Presidente), Domingos Pinheiro, José Borges, Manuel Marques, Rui Campelos, Pedro Paulo, Augusto Guimarães, José Marinho, Vítor Monteiro e Padre Constantino.

2002 - Manuel Campelos lança o livro "A Luta Autonómica de Vizela, na Última Década do Regime de Salazar".

2003 - Eleita a terceira Direcção da União Desportiva e Cultural de Santo Adrião-Vizela: Presidente da Direcção: José Maria da Silva Pedrosa; Pres. As.Geral: Adão Joaquim Pinto Monteiro e Pres. Conselho Fiscal: Armindo Jorge Ferreira da Silva.

2010 - Morre José Leite Dias de Freitas, ex-dirigente do FC Vizela e administrador da Fábrica de Felpos Bomdia. Tinha 61 anos e padecia de doença incurável.

2013 - Câmara de Vizela abre loja social, para acudir "ao cada vez maior número de pessoas" que precisam de ajuda, face à atual situação de crise do país.


2014 - CCR de Montesinhos sagra-se campeão da I Divisão da Associação de Futebol Popular de Guimarães.
2016 - Vários autarcas em exercício e eleitos pelo Partido Socialista fundam o Movimento Independente Vizela Sempre com o vereador exonerado Victor Hugo Salgado à cabeça. A apresentação decorre no salão da Casa do Povo de Vizela.

NASCEU  NESTA  DATA
- Manuel Mendes Marques - Fundador do Digital de Vizela (ddV), co-fundador da Rádio Vizela, ex-diretor adjunto do Notícias de Vizela, atualmente secretário da Assembleia geral do FC Vizela.

- Catarina Ribeiro, atleta internacional vizelense no Sporting.


FALECEU NESTA DATA

2001 - Jaime Adão da Cunha (S.Miguel) 
2011 - Maria Isabel Fernandes Abreu
2011 - Maria da Conceição Pereira
2010 - José Leite Dias de Freitas (Fábrica Bom Dia)
2020 - Joaquim Pinto Varela (Infias)

Eventos históricos

1859: Inauguração da Torre do Relógio, que abriga o Big Ben


Partilhar