6 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

2011 - Inauguração da Unidade de Cuidados Continuados de Vizela (vídeo).
Século XVII – Na metade deste século iniciou-se a construção da igreja velha de S. Miguel classificada mais tarde como monumento concelhio.


1852 - Vizela estava toda engalanada para receber a visita da Rainha de Portugal D. Maria II. A Monarca não passou a Vizela (para Tagilde sendo a visita anulada) e os vizelenses culparam Guimarães por a ter dissuadido desta visita. O acontecimento deu origem ao nome de Rua da Rainha à artéria mais tarde denominada Rua Pereira Caldas.
1978 - Fundação do Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália. O C.C.D. Santa Eulália de Vizela nasceu da junção de 2 equipas “Águias do Adro” e “Estrelas”, que representavam duas partes da freguesia. Os fundadores do C.C.D. Santa Eulália de Vizela foram: Pinto Lopes, João do Nascimento, Joaquim Silva, Bento da Silva Gonçalves, Adriano Silva, João Sampaio, José Lima, Américo Pacheco, Eduardo Leite Faria, António da Costa Alves e Pinto Correia. O primeiro Presidente foi Bento Gonçalves.

1982 - Várias centenas de vizelenses deslocam-se ao Governo Civil de Braga em manifestação para exigirem a criação do Concelho de Vizela. Ninguém os atendeu e a manifestação foi desmobilizada.




2002 - O FC Vizela termina em 12º lugar o camp. da IIB com 48 pontos.
 

2011 - Abre na Praça da República a VIII Feira do Livro de Vizela.
 


2011 - Ministra da Saúde, Ana Jorge, inaugura, ao lado do Provedor Domingos Vaz Pinheiro e do Presidente da Câmara de Vizela, Dinis Costa, a Unidade de Cuidados Continuados António Francisco Guimarães, em Vizela com capacidade para 60 utentes.
 

2012 - Na fase de apuramento do campeão nacional, os iniciados do FC Vizela perdem em casa com o Porto por 1-3. Rochinha marcou o golo da equipa de Pedro Costa.



2018 - Acompanhada por cerca de 500 adeptos, a equipa do FC Vizela vence em casa do Vilafranquense (cabeça de série da zona centro) por 0-1 com um golo de Zé Valente, em jogo do play-off de subida à 2ª Liga. Carlos Cunha é o treinador vizelense.

2020 - Vizela regista 121 casos de infetados com a Covid 19, pandemia que fez uma morte no concelho, mais de mil em Portugal e milhares em todo o mundo.


2020 - Treinador Álvaro Pacheco renova com o Vizela por duas épocas.

FALECEU NESTA DATA
2014 - António Armindo da Silva Peixoto (Sta Eulália)


 

Eventos históricos

Partilhar