7 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA


1881
— O padre António Caldas, pároco de S. João das Caldas-Vizela, escreveu na imprensa: " Deve ser amanhã a inauguração solene e abertura do estabelecimento termal de Vizela e construído pela Companhia dos Banhos de Vizela. A este respeito corre entre o povo, e com muita insistência, que por tal ocasião, e em desagravo da profanação das águas, Vizela será submergida na circunferência de uma légua.!!! Ainda mais veremos... E mandem os padres missionar para África, porque eles aqui... Não são precisos. Está tudo civilizado, como eles querem".

1880 - O jornal Imparcial faz referência para a chegada da luz elétrica a Vizela "dois lampiões colocados no meio do passeio que só ligam entre 1 de maio e 31 de outubro. "Não ficam ligados mais tempo porquê? É só para os banhistas? Pagamos à câmara de Guimarães para quê" protesta o cronista.

1966 - Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela comemorar 89 anos de existência e recebem uma ambulância de prenda oferta de D. Emília de Sousa Oliveira esposa do comendador Joaquim de Sousa Oliveira.

1976 - Condecorações nos Bombeiros de Vizela.


1984 - O Grupo Folclórico de Santa Eulália é constituído como Associação sendo seus fundadores Eduardo Vilar (foto), Armindo Faria, José Maria Almeida, Luciano Costa, Firmino Gomes, António Costa, José Dias Miranda, Francisco Mendes, Maria Ferreira, Francisco Freitas, Laura Costa e Joaquina Freitas.

1997 - A capela da Senhora de Lurdes em S. João das Caldas é completamente destruída por um vizelense depois da Junta de S. João ter investido na sua restauração várias centenas de contos. Este vizelense tinha como seu o terreno onde estava sediada há 80 anos o pequeno templo, mas comprometera-se a doá-lo por troca com outro que receberia da Família Sousa Oliveira na Quinta da Portela. Como a permuta não se chegou a concretizar devido à hipoteca dos bens das extintas "Sedas Vizela", decidiu deitar a capela abaixo secretamente. O tema foi assunto nacional através de jornais e televisões mas não houve qualquer retrocesso: a Junta não foi ressarcida do dinheiro ali despendido e o demolidor não sofreu qualquer sanção como era desejo da autarquia.
O terreno onde a capela foi construída foi cedido pelos Melos do Mourisco em finais da guerra 1914-18 como forma de pedir a protecção de Nossa Senhora para a epidemia do tifo. Nessa altura os vizelenses fizeram um peditório para custear as despesas de construção. Fizeram-se lá batizados e até um casamento. 

2001 - O FC Vizela termina em 5º lugar a sua participação no campeonato da IIB com 60 pontos. Esta foi a época mais atípica do Vizela pois contou com quatro treinadores:  Carlos Carvalhal /Eduardo Luís/Vítor Urbano/ Fernando Faria. Carvalhal saiu para o Aves,  Urbano teve um acidente de viação, Eduardo Luís (campeão europeu pelo FCP) foi despedido e o adjunto Faria ficou. 

2006 - Com uma vitória em casa por 1-0 frente ao Gondomar (golo de Artur Jorge), o FC Vizela termina a sua primeira participação na II Liga assegurando a desejada manutenção. O FCV fica na 11ª posição de uma prova com 18 clubes. Beira Mar (campeão) e Aves subiram à I Liga, enquanto Ovarense e Maia desceram à IIB.
Carlos Garcia foi o treinador de um plantel que contava com Bock que marcou 16 golos e outros atletas: Rui Ribeiro, Rodrigo, Cláudio, Machado, Ricardo Jorge, Everton, Artur Jorge, Bock, Nuno Cavaleiro, Hélder Sousa, Dani, Márcio Ramos,Delfim, Moacir Santos, Ido, Marquinho, Oseías, João Duarte...

2006 - O FC Vizela atribui o nome do falecido locutor da Rádio Vizela, Pedro Paulo, à Cabine de Imprensa do estádio. Os adeptos que enchiam a bancada endereçaram uma calorosa salva de palmas em homenagem a este grande vizelense.

2010 - Dinis Costa toma posse como Presidente do Partido Socialista de Vizela sucedendo a Francisco Ferreira no cargo.

2010 - Abre na Praça da República a Feira do Livro de Vizela com a presença do escritor Mário Cláudio, “Prémio Pessoa 2004”. O jornalista Júlio Magalhães apresenta o seu livro 'Amor em Tempo de Guerra'.

2010 - David Topete é o melhor português em bicileta BTT na 5ª Edição da Nissan Titan Desert que decorreu em Marrocos.

2011 - A Câmara de Vizela,  paralelamente com a biblioteca da Fundação Jorge Antunes, promove o Seminário "EFAcil Ler" no Salão da Casa do Povo.

2018 - Câmara Municipal inaugura o novo espaço dos serviços municipais de ação social, no edifício 2 do Mercado Municipal, sito na rua da Portela.

O novo edifício alberga os serviços da acção social da Autarquia, a CPCJ de Vizela e a Unidade de Unidade de Apoio Especializado na área da Saúde Mental da AIREV - Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela.

2021 - Depois de vários meses encerrados devido às Covid-19, reabrem pela primeira vez em 2021 no concelho de Vizela os parques infantis.

2022 - Câmara Municipal de Vizela inaugura skatepark por cima do túnel da Cor.

2022 - Sociedade Filarmónica Vizelense promove iniciativa, concerto e jantar, de apoio ao povo ucraniano.

2023 -  O FC Vizela perde por 3-0 no estádio D. Afonso Henriques em Guimarães frente ao Vitória em jogo da 31ª jornada da I Liga. O jogo ficou marcado - e esteve interrompido cerca de 15 minutos - devido a uma grave queda de dez metros de um adepto do Vitória de uma das bancadas. As claques das duas equipas, e outros adeptos em choque, abandonaram o estádio estavam jogados 27 minutos. 

NESTA DATA FALECERAM
2022 - José Carlos Lopes Silva (S.Adrião)

Eventos históricos

1927: Fundação da Viação Aérea Rio-Grandense.
1945: Primeiro instrumento da rendição alemã assinado em Reims.


Partilhar