14 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA


1971 - Realiza-se em Vizela, no Parque de Jogos da Junta de Turismo de Vizela, o IX Campeonato da Europa em Minigolfe. Na foto pode-se ver alguns vizelenses que integraram a Selecção Nacional como Sérgio Capela, Odete Almeida, Flávio Faria, Couto e António Teixeira.

 


1971 - É inaugurado o Centro de Saúde de Vizela pelo ministro Baltasar Rebelo de Sousa (pai do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa), unidade de saúde que veio combater sobretudo a mortalidade infantil. Manuel Campelos fez o discurso em Vizela e, claro, apelou à criação do Concelho.

1996 - Joaquim Fernando Ferreira Pereira assume o cargo de Presidente da Direcção da Associação Desportiva S. Paio Sport Club (Vizela) cargo que desempenharia ainda no mandato seguinte. Rui Pedro Lima Azevedo preside à Assembleia e Adriano de Oliveira Batista ao Conselho Fiscal.

1997 - António Guterres (PS), Manuel Monteiro (CDS/PP) e Carlos Carvalhas (CDU) debatem na RTP questões do País. Manuel Monteiro encosta Guterres quando lhe pergunta porque não cumpre a promessa que fez aos vizelenses de lhe dar o Concelho. Carvalhas reforça contra-ataque de Monteiro. Guterres responde que não se pode criar um concelho em ano de eleições autárquicas e que o PS não pôs esse assunto de lado. O programa é conduzido pela jornalista Maria Elisa. Marcelo Rebelo de Sousa (PSD) faltou por não aceitar debates a quatro.
Em Vizela estavam as ruas desertas à hora do debate pois era previsível que o assunto do Concelho (agendado para dois dias depois na AR) seria escamoteado.


1998 - Com receio de um possível retrocesso na evolução do processo autonómico, devido a um recurso para o Supremo Tribunal Administrativo (SAT)  promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, com base num parecer Jurídico da autoria do professor Diogo Freitas do Amaral, o Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela dirige um apelo ao presidente da república Jorge Sampaio através de uma petição pública que reúne cerca de 2000 assinaturas pedindo-lhe para que promulgue a Lei de criação do município de Vizela. Posteriormente o SAT produz um Acórdão considerando que o processo de criação do município de Vizela era matéria da exclusiva  competência da Assembleia da República. Inconformada, a Câmara  de Guimarães recorre para o Tribunal Constitucional tendo este órgão recusado a apreciação de constitucionalidade solicitada. 

2008 - Salomé Rocha (filha do ex-jogador do FCV, Rochinha e atleta do mesmo clube) sagra-se campeã nacional de júniores em 3 mil metros obstáculos.

2021 - O chalé do Parque das Termas abre como restaurante sushi e adota o nome de Miyuki.


FALECEU NESTA DATA
2013 - Maria Amada de Almeida Vasconcelos Pedrosa (S. Miguel)

2022 - José António Silva (Tagilde)



 

Eventos históricos

1822: Parte da máquina diferencial de Babbage

Partilhar