15 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA


Camilo Castelo Branco era um visitante de Vizela e os seus livros falam por si.


1851 - Escritor Camilo Castelo Branco estava em Vizela. Escreveu no "Novelas do Minho-Gracejos que Matam" a seguinte frase:
«Era, pois, em 1851, aos 15 de Junho, nas Caldas de Vizela. 
Entre os salgueiros que enverdecem uma ilheta acima da ponte, que hoje chamam «velha», à hora da sesta, emboscaram-se sete pessoas que preferiam aquele frescor acre do arvoredo golpeado por meandros do rio ao cheiro sulfuroso e até sulfídrico da Lameira».



1967 - Direcção do Futebol Clube de Vizela, presidida por Domingos Vaz Pinheiro, convoca uma assembleia extraordinária para pedir autorização aos sócios que permitam que no jogo Vizela-Boavista (jogo que iria decidir o campeão da Zona Norte) fosse dia de Clube em virtude do Vizela estar a necessitar de dinheiro. Nesta sessão foram dadas vivas aos jogadores e treinador do FCV pela brilhante carreira efectuada.


1997 - Deputado socialista António Braga demite-se da vice-presidência do seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República na véspera de ser discutido o projecto do CDS/PP de elevação de Vizela a Concelho. 
António Braga discordou da disciplina de voto do PS e no dia seguinte votaria a favor de Vizela ao lado de Manuel Alegre, Joaquim Raposo e Almeida Santos.


1998 - Depois de longa ausência renasce o Grupo dos Cem do Futebol Clube de Vizela com Manuel Machado (actual presidente da AF Braga) na presidência.

2009 - A direcção do FC Vizela apresenta um recurso na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), no âmbito do processo que conduziu à despromoção do Clube à II Divisão. 

Depois da Comissão Disciplinar, liderada por Ricardo Costa, ter decidido condenar o Vizela à despromoção, por considerar "suspeitas" umas escutas telefónicas que indiciam o envolvimento do clube em casos de corrupção.

2012 - Dinis Costa é reeleito Presidente do PS de Vizela em lista única com 111 votos.

2012 - Joaquim Mendes é eleito presidente do CCR de Montesinhos sucedendo no cargo Armindo Oliveira.

2013 - CCR Montesinhos venceu a Taça Cidade Berto dos campeonatos de futebol popular de Guimarães ao derrotar o Atães por 2-0 em Guimarães.

2018 - Onze autocarros viajam com vizelenses seniores e reformados até Fátima num passeio promovido pela União de Freguesias de S. João e S. Miguel das Caldas-Vizela, presidida por Mário José Oliveira, com missa no Santuário e paragem à tarde em Santa Maria Adelaide.

2022 - Victor Hugo Salgado explica em sessão pública na Casa da Cultura,o porquê do interesse na desagregação das freguesias de S. Paio e Tagilde e do pedido à Banca de um empréstimo de 1.800 mil euros para o Castelo da Ponte. 

...
NASCEU NESTA DATA
- Justino da Silva Peixoto, bombeiro.
- Ulisses Araújo, empresário HC Araújo
- Nuno Barbosa, (ex Bombeiro)


FALECEU NESTA DATA

2004 - Manuel Joaquim D.Neto Couto (S.Joao)
2013 - José António Cunha Dias (S. João)
2013 - Francisco Rodrigues Oliveira (Infias)
2009 - Maria de Belém Faria - (S. Miguel)

2011 - Joaquim Fernando Silva (Fernando do Rio)

2013 - José António Cunha Dias (S. João)

2021 - Ana da Silva Ferreira (Sta Eulália) 

2022 - Professora Georgina Mendonça (S.Miguel)

2022 - José Alberto Coelho Sousa (Vilarinho)

2023 - José Maria Fernandes Ribeiro (S.Eulália)

2023 - Maria Fernanda Ribeiro Freitas (S.Miguel)

Eventos históricos

1215: Uma cópia da Magna Carta
1991: Erupção do Monte Pinatubo

Partilhar