23 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA



1910 -
Ponte Romana  (ou Ponte Velha) de Vizela é classificada com a categoria de monumento nacional por Decreto Governamental n°136.


1965 - Editorial do jornal O Comércio de Guimarães alerta os vimaranenses para se unirem contra a pretensão de Vizela querer "dividir o concelho".


1973 - Iniciam-se as Festas da Lage (S. Miguel-Vizela). Do programa deste dia consta um festival de folclore com o Rancho da Reguenga (Sto Tirso) e de Barcelinhos..

1983 - Arrancam as Festas da Vila de Vizela 1983 com a realização duma noitada de S. João no Parque de Jogos da Junta de Turismo onde está hoje a discoteca Park Club. Tocou o conjunto CCS-Presencion.

1983 - A UEDS apresenta na Assembleia da República o Projeto de Lei Nº 168 Criação do Concelho de Vizela com nove Freguesias.
São subscritores os deputados Lopes Cardoso, António Vitorino, César de Oliveira e Hasse Ferreira.

1984 - Comissão de Festas da Vila de Vizela promove a Festa de S. João no Parque de Jogos da Junta de Turismo com o Rancho de Santo Adrião de Vizela e o Conjunto Banda de Lá (Braga).


1991 - Jorge Sampaio, presidente do PS e da Câmara de Lisboa visita Vizela.


2000 - Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Francisco Ferreira, inaugura campo de tiro 1 em S. Bento, pertença do Club Turístico e Desportivo de Vizela.


2001 - José Alberto Costa (ex-jogador do FC Porto) é contratado para treinador do FC Vizela.

 


2020 - O Desportivo Jorge Antunes conquista Taça de Portugal em futsal derrotando na final, que decorreu no pavilhão Fernanda Ribeiro, em Penafiel, o Sporting Club de Portugal.

2009 - José Brochado Carvalho, 56 anos, conhecido fogueteiro de Vizela-Santo Adrião despista-se na Ponte da Coutada e cai no rio Vizela perdendo a vida. O seu acompanhante salva-se. Vinham de lançar o fogo de S. João na freguesia de S. Paio de Vizela.

2012 - Atirador vizelense José Varela integra a equipa da selecção nacional de tiro que conquista em Roma a medalha de honra no Campeonato do Mundo

2012 - Com muitos espetadores à espera, cantor Olavo Bilac falha atuação nas Festas de Infias (onde era cabeça de cartaz) devido a desentendimento entre empresários.

2018 - Realiza-se a grande noitada de S. João com rusgas e espetáculo na Praça da República. Rui Vieira é o cabeça de cartaz.

2018 - Joaquim Mendes é reeleito presidente do CCR de Montesinhos.


NESTA DATA NASCEU...


1948 - Mário José Oliveira, ex Presidente da União de Freguesias de S. Miguel e S. João das Caldas; Presidente da Direção da Associação Comercial e Industrial de Vizela e Presidente da Assembleia da Sociedade Filarmónica Vizelense. Foi Presidente do Futebol Clube de Vizela e chefe-fundador de Agrupamento da Associação de Escuteiros de Portugal (AEP de S. João).

FALECEU NESTA DATA
2019 - José da Cunha Granja (Santa Eulália)

2009 - José Oliveira Marinho (S. Paio Vizela)
2009 - Deolinda de Sousa (Regilde) 

2015 - Maria Lurdes Pereira Silva (S.Miguel)

2022 - Maria Conceição Correia Fernandes (Regilde)

2023 - Maria Conceição Pereira Oliveira (S.João)

2023 - Gabriel Carneiro Costa (S.Miguel)

2023 - Paulo Manuel Salgado Abreu (Moreira)

Eventos históricos

1894: Fundação do Comitê Olímpico Internacional
1996: Lançamento do Nintendo 64
HOJE É...
- Dia de noitada de S. João

Partilhar