29 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA

Santa Eulália sem "Barrosas"

1929 - Lançamento do livro 'Vizela Rainha das Termas de Portugal', uma edição da Companhia de Banhos de Vizela e da Comissão de Iniciativa das Termas de Vizela, impresso na Tipografia Porto Médico. Os médicos Abílio Torres, Pereira Reis e Pereira Caldas estão em evidência nesta publicação.

2003 - No Monteiro dos Jerónimos em Lisboa é ordenado Diácono José Fernando da Silva Ferreira de Santa Eulália-Vizela (atualmente padre-reitor do Monteiro de S. Gonçalo-Amarante), filho de António da Costa Ferreira e de Maria da Conceição da Silva Ferreira. Seus familiares e os muitos amigos rumaram a Lisboa em autocarro fretado para assistir à cerimónia. 

2014 - Carlos Faria toma posse para o seu oitavo mandato como Presidente do CCD de Santa Eulália.

2014 - Joaquim Mendes é reeleito presidente do CCR de Montesinhos.

2001 - A Assembleia da República aprova a pretensão da freguesia de Santa Eulália (concelho de Vizela) em ser denominada sem a designação antiga de Santa Eulália de Barrosas (Santa Eulália, diz-se, pertenceu ao concelho de Barrosas). A pretensão dos eulalenses foi assinada pelo presidente Pinto Lopes. Hoje já não se utiliza o termo «Barrosas» mas apenas Santa Eulália. Nesta data esteve na AR para testemunhar o plenário os vizelenses, Pinto Lopes (presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália), José Pedro Marques (Comissão Instaladora da Câmara de Vizela), António Reina (CMV) e Manuel Marques (Notícias de Vizela).


2009 - O FC Vizela viu confirmada a despromoção à 2.ª Divisão após o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol ter rejeitado o recurso que lhe foi apresentado pelo Vizela na sequência da decisão da Comissão Disciplinar da Liga devido ao envolvimento num caso de corrupção.

1999 - Os Bombeiros de Vizela deixam de ter intervenção na freguesia de Regilde (Felgueiras) e Lustosa e Santo Estêvão do concelho de Lousada em função da nova área municipal.


1990 - Manuel de Jesus Ribeiro Machado assume a presidência da Direcção do Futebol Clube de Vizela. Acto de posse decorre no Hotel Sul Americano

2019 - É eregido na rotunda do Castelo um monumento ao Lions Clube na passagem do primeiro aniversário do Lions Club de Vizela.

ANIVERSÁRIOS
1988 - Sara Ferreira, advogada, autarca MVS.
1958 -  Dino Freitas, cantor.

FALECEU NESTA DATA
2009 - Isaura da Costa e Sá Azevedo
2014 - Eduardo de Oliveira Lopes (Tagilde)

2021 - José Gonçalves (S. Miguel)

DIA DE S. PEDRO

Eventos históricos

1975: Computador Apple I totalmente montado com um estojo caseiro de madeira

Feriados e eventos cíclicos
Festa cristã dos Santos Pedro e Paulo. Este dia é um feriado local em Roma, da qual os santos são padroeiros.
Dia do Telefonista - Evento brasileiro.
Dia do Pescador - Evento brasileiro.
Dia do Ano Novo Rúnico, representado pela runa Feob.
Dia do Colono Alemão - feriado municipal em Petrópolis - RJ(1845).
Feriado Municipal de Bombarral, Seixal, Évora, Sintra, Montijo, Rolândia

Partilhar