4 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA

O dia a dia da história de Vizela e dos vizelenses.



1870 - TERMAS DE VIZELA -  A prática do termalismo em Vizela data já do tempo dos Romanos. As actuais instalações começaram a ser construídas em 1870, tendo sido oficialmente inauguradas em 1892. O seu balneário é dos maiores de Portugal, tendo uma arquitectura riquíssima em pormenores que caracterizam a sua época. Os jardins envolventes incutem nos visitantes uma sensação de tranquilidade e de relaxe difíceis de encontrar nos dias de hoje.

1873 - Começa a delinear-se a empresa da Companhia dos Banhos de Vizela.

1884 -O jornal Comércio de Guimarães felicita o poeta e advogado vizelense Bráulio Caldas pela aprovação no seu primeiro ano jurídico.


1950 - Situada na freguesia de S. Miguel começou a ser construída a nova igreja em 1950 e foi sagrada vinte anos depois, conforme lápide no seu interior: “Com auxílio do Estado e grandes sacrifícios dos paroquianos”. Era pároco o Monsenhor José Monteiro.

2017 - A Associação Coração Azul põe à prova os cães do concelho de Vizela premiando os melhores num concurso denominado CãoCurso..

2019 - Números da pandemia covid-19 não param de aumentar. 

FALECEU NESTA DATA
1984 - Arnaldo Macedo, conhecido taxista e o primeiro automobilista a fazer uma viagem de automóvel até à capela de S. Bento (com Alberto Faria e Couto) antes da construção da estrada.
2006 - Maria Julieta Ferreira Oliveira (S.João)
2022 - Maria Conceição Martins (S.Eulália)

Eventos históricos

1783: Primeiro voo de demonstração pública em Annonay
1942: Começa a Batalha de Midway
Dia Nacional de Tonga - Oficialmente é dia 3 de Junho. - Data de sua emancipação política.
Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão.

Partilhar