6 de JUNHO as DATAS da HISTÓRIA



1925 - O jornal Echos de Guimarães faz grande referência à Pensão do Requife na rua Ferreira Caldas que também funcionou como Casino. Tinha concertos duas vezes por semana e trabalhava toda a noite.

 


1980 - O deputado socialista de Guimarães, Handel Oliveira (actualmente administrador do Grupo Santiago) apresenta um requerimento aos Ministro das Finanças e do Plano e da Justiça sobre a possibilidade de instalar em Vizela uma repartição ou secção das Finanças , uma secretaria ou secção  notarial e uma secção ou delegação do Registo Civil.


1984 - Manuel Campelos (MRCV), alerta para uma triste realidade com a subida do FCV à I Divisão. Sem campo relvado para jogar: "O Vizela subiu de Divisão. Vizela deixou de ter futebol".



1990 - CCD de Santa Eulália sagra-se Campeão Nacional de Futebol de Salão (Zona Norte).

1995 - Ricardo Meira da Cunha Lopes assume o cargo de Presidente da Direcção da Associação Desportiva S. Paio Sport Club (Vizela). Rui Pedro Lima Azevedo preside à Assembleia e Domingos José Teixeira Faria ao Conselho Fiscal.

2009 - Salomé Rocha, atleta do Futebol Clube de Vizela, sagra-se Campeã Nacional em pista ao ar livre na categoria de Sub 23.

2009 - Ana Bárbara Pedrosa, jovem vizelense de 19 anos, apresenta na Fundação Jorge Antunes o seu primeiro livro, "A Sombra da Tua Sombra".


2013 - É oficializada a FNA de Vizela que agrega antigos escuteiros. 

2016 – Câmara de Vizela presidida por Dinis Costa, presta homenagem ao Futebol Clube de Vizela, presidido por Eduardo Guimarães, pela subida à II Liga. Ricardo Soares é o treinador.

2017 - Um sismo de magnitude 3.5 com epicentro em Amarante foi sentido em Vizela mas sem causar danos.

2020 - Número de infetados com a covid-19 no concelho de Vizela atinge os 170.

NESTA DATA NASCERAM
- Liliana Faria, locutora da Rádio Vizela.
- Domingos Pinto (Marisqueira Ponte Nova-Tagilde) 

- Vera Lisa Coelho, Creche do Centro Paroquial S. Miguel


FALECEU NESTA DATA

2021 - José da Costa Faria (S.Adrião)

2022 - Manuel Fernandes Costa (S.Adrião)

2023 - Belém Pedrosa Pereira (S.Miguel)

2023 - Avelino Salgado (S.Miguel)

Eventos históricos

1982: Início da Guerra do Líbano

Partilhar