Busto de Guilherme Caldas Peixoto foi o primeiro a ocupar uma rotunda

Desde que Vizela foi elevada a concelho (em 1998) a autarquia vizelense não só construiu novas rotundas como pensou em dar-lhes significado histórico.

O arranque aconteceu em Sequeiros-S. João das Caldas, recebendo esta rotunda da Circular a Vizela o nome do empresário vizelense Guilherme Caldas Peixoto (era casado com Maria do Céu Peixoto, residente na Foz do Porto), muito cedo roubado à vida.
Tratado carinhosamente por "Gui", era um homem que tratava todas as pessoas como irmãos, inclusive todos os seus trabalhadores, que não obstante os muitos anos que passaram sobre a sua morte, ainda vão frequentemente depositar um ramo de flores junto ao seu busto.

Numa das lápides ali colocadas pode-se ler a frase: "Quem sabe viver, não chega a morrer, assim foi com Guilherme Caldas Peixoto, continua vivo em cada um de nós. Seus colaboradores. 18-4-1984."

OUTROS NOMES
As rotundas da cidade foram entretanto recebendo concursos das escolas e de seguida outros memoriais, a última distinção aconteceu no sábado com a atribuição da Rotunda do Lions Clube junto ao Castelo.  Mas há mais:

- ROTUNDA DOS DADORES DE SANGUE (na entrada para a estrada de S. Bento) 2013
- ROTUNDA DOS ROTÁRIOS (próximo das Teixugueiras) - 2005
- ROTUNDA JOAQUIM DE SOUSA OLIVEIRA (na estrada que dá acesso a Vilar) - 2020
- ROTUNDA DOS BOMBEIROS DE VIZELA (junto ao quartel) 2012
- ROTUNDA AO POVO DE VIZELA (na rua Dr. Abílio Torres/Bráulio Caldas) 2019
- ROTUNDA DA GNR (junto ao quartel da Guarda nacional Repúblicana) 2011
- ROTUNDA DOS LIONS (junto ao castelo de Vizela) 2020
- ROTUNDA GUILHERME CALDAS PEIXOTO  (após 1998 sendo o busto mais antigo).

Partilhar