Câmara quer aferir se o Castelo ameça derrocada

No seguimento do incêndio que deflagrou no edifício do Castelo, a Câmara Municipal solicitou um estudo ao departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, no sentido de aferir as condições de segurança e estabilidade do edifício, e de forma a garantir que não existe perigo de derrocada.


A Autarquia refere "O incêndio que deflagrou no edifício do Castelo é uma situação preocupante e que teve a intervenção dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

Assim, o objetivo deste estudo é efetuar uma avaliação técnica da estrutura do edifício, no sentido de assegurar a segurança, nomeadamente a necessidade de adoção de medidas de prevenção e precaução.





























Este majestoso edifício, conhecido como “Castelo”, situado na freguesia de S. João, foi construído no início do Séc. XX, por volta de 1905, a mando do Dr. Armindo de Freitas Ribeiro de Faria, com o objetivo de aí se virem a estabelecer os Paços do Concelho.

Este importante legado é sem dúvida alguma um marco importante na história de Vizela, uma vez que resultou de uma luta persistente do Dr. Armindo Faria, político e médico, pela autonomia administrativa da sua terra natal – Vizela.

Este edifício, com mais de cem anos de existência, continua a ser extremamente emblemático, considerado como um símbolo da luta das gentes de Vizela." - salienta a Câmara de Vizela.

Partilhar