CASTELO comunicado da Câmara de Vizela aponta tese de fogo posto

Deflagrou na madrugada de quinta feira um incêndio no edifício do Castelo, uma situação preocupante e que teve a intervenção dos Bombeiros Voluntários de Vizela.


Este majestoso edifício, conhecido como “Castelo”, situado na freguesia de S. João, foi construído no início do Séc. XX, por volta de 1905, a mando do Dr. Armindo de Freitas Ribeiro de Faria, com o objetivo de aí se virem a estabelecer os Paços do Concelho.

Este importante legado é sem dúvida alguma um marco importante na história de Vizela, uma vez que resultou de uma luta persistente do Dr. Armindo Faria, político e médico, pela autonomia administrativa da sua terra natal-Vizela.

Este edifício, com mais de cem anos de existência, continua a ser extremamente emblemático, considerado como um símbolo da luta das gentes de Vizela.

Quando assumiu funções, este Executivo deparou-se com a degradação total do Castelo, nomeadamente portas, janelas, assim como o seu interior, tendo de imediato sido efetuado um trabalho de limpeza exterior, em especial nas traseiras do edifício, encerramento de portas e janelas, assim como de todos os acessos.

Assim, este dia ficará marcado por uma enorme tristeza, especialmente para todos aqueles que valorizavam e valorizam este edifício como referência do nosso Concelho.

Tendo em atenção que o tempo não estava quente, que não houve vento de noite e que o edifício já não tinha eletricidade, a Câmara Municipal acredita na tese do fogo posto, pelo que fez questão da presença da Policia Judiciária para averiguar o sucedido.

A Câmara Municipal gostaria de fazer um agradecimento especial aos Bombeiros de Vizela e aos seus homens, que desde o primeiro momento se esforçaram no combate a este incêndio, continuando a honrar o Concelho e a prestar um contributo essencial na defesa de pessoas e bens.

12 de junho
Câmara Municipal de Vizela

Partilhar