Levantamento sobre as carências habitacionais do concelho


Tendo em vista a elaboração da Estratégia Local da Habitação de Vizela, a Câmara Municipal encontra-se a efetuar um levantamento das necessidades habitacionais no Concelho, no seguimento de um protocolo estabelecido com o Instituto Nacional de Habitação, o âmbito do programa 1º Direito.


Em nota enviada à Imprensa, a autarquia vizelense adianta que «No seguimento deste levantamento foi detetada a necessidade de construção de 140 habitações sociais no Concelho, para suprimir as carências de habitação dos agregados familiares carenciados.

Este levantamento foi efetuado em conjunto com todos os presidentes de junta de freguesia do Concelho, pois são estes que estão mais próximos das suas populações e melhor conhecem a realidade das suas freguesias.

A Câmara acrescenta que «quando este Executivo tomou posse, não existia qualquer levantamento habitacional do Concelho, e as únicas habitações sociais existentes tinham sido construídas há mais de 15 anos, em 2004, num total de 18 habitações, uma quantidade manifestamente insuficiente para as necessidades existentes.

De destacar também que o anterior Executivo assinou um protocolo com o Governo de então no âmbito do Prohabita - Programa de Financiamento para Acesso à Habitação, para a construção de 40 habitações sociais no valor de 2.469.000,00€ e cuja candidatura nunca foi executada, acabando a Autarquia lamentavelmente por perder o financiamento». refere a CMV.

A elaboração da Estratégia Local da Habitação de Vizela vem no seguimento do programa Vizela + Social, que integra um conjunto de medidas de intervenção, com o objetivo de reforçar a ação da Câmara Municipal, no âmbito da intervenção social municipal, nomeadamente, nas áreas do apoio à família, da igualdade de género, violência doméstica e pessoas dependentes e seus cuidadores e/ou familiares, sempre com o objetivo de criar uma Vizela + Social.

Partilhar