Lucanus cervus confirmada em todas as freguesias de Vizela

A Coração Azul arrancou com o mês dedicado à espécie Vaca Loura, Lucanus cervus, em Vizela. Seguindo o programa mensal de educação ambiental, em junho as atenções viram-se para a espécie protegida que consta no Anexo II da Diretiva Habitats, no Anexo III da Convenção de Berna e está classificada como Quase ameaçada pela UICN – União Internacional para a Conservação da Natureza.


"Logo no primeiro dia de junho é com orgulho que informamos que acabamos de registar a espécie em todas as freguesias de Vizela. Depois de S. Paio, Tagilde, Santo Adrião, S. João e Infias, hoje foram registadas em Santa Eulália e S. Miguel. Sabendo que esta espécie depende de árvores antigas, principalmente espécies de folha caduca como o carvalho-alvarinho ou o castanheiro, é um sinal claro da potencialidade ambiental que Vizela dispõe. A Coração Azul que assumiu o papel de Embaixadora em 2019 vê um ano depois o conhecimento local da espécie a quadruplicar e a ficar registada na plataforma nacional www.vacaloura.pt. Ainda durante esta semana serão iniciados os percursos de monitorização científica da Vaca Loura que estão incluídos no projeto europeu de ciência/cidadã "European Stag Beetle Monitoring Network" durante as próximas 10 semanas.
Recordamos ainda que no próximo dia 05 de junho será comemorado pela Coração Azul o Dia Mundial do Meio Ambiente com três acções agendadas."


João Ferreira

Partilhar