11 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA

Dia do Padroeiro de Vizela, S. Bento das Peras.

1372 - Portugal e Inglaterra assinaram o Tratado de Tagilde, no início da mais velha aliança do mundo.

1871 - Foi concedido a Simão Gattai licença para estabelecer um caminho de ferro (rail-road), ao nível da estrada real, entre Porto e Braga, passando por Santo Tirso, Vizela e Guimarães.

1971 - Fica concluída a construção da capela nova (igreja) de S. Bento das Peras sendo a bênção dada pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Francisco Maria da Silva.
O padre João Freitas, de Tagilde, é o Reitor. 

1983 - Morre o professor Francisco Armindo Pereira da Costa, etnógrafo, jornalista, vizelense bairrista, ex-presidente do FC Vizela e fundador do Notícias de Vizela (1947) do qual foi fundador. Publicou alguns livros sob o pseudónimo "Júlio Damas". O seu nome está registado na toponímia vizelense, na rua onde viveu.

1999 - Por decreto do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, S. Bento das Peras adquire o estatuto de Santuário e são aprovados os Estatutos da Confraria.

2003 - Restauro da Igreja de S. Bento das Peras, seu altar, é benzido pelo Arcebispo D. Jorge Ortiga. O Padre Constantino é o Reitor do Santuário. 

António Portela
2011 - Morre, com 81 anos, António Portela um humilde operário que numa célebre assembleia do Futebol Clube de Vizela com muitas pessoas ricas que discutiam o fim do FC Vizela se levantou para dizer: «Enquanto o Portela for vivo o Vizela não acaba». 
Teve razão.

2003 - Neste ano, a nova capela de S. Bento sofreu total remodelação interior. Depois de restaurada foi reaberta ao culto em 11 de Julho de 2003. Benzeu o novo altar, Dom Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga.

2006 - Assinatura do protocolo de adesão da Confraria de S. Bento das Peras à TUREL-Cooperativa de Turismo Cultural e Religioso. Monsenhor Cónego Melo (f.2008) pela TUREL e Alfredo Ribeiro, presidente da Confraria de S. Bento, assinaram o acordo.

2010 - É benzido pelo Arcipreste de Guimarães-Vizela o novo miradouro de S. Bento defronte à capela nova. Milhares de pessoas participam na peregrinação de S. Bento.

2018 - Santa Eulália inaugura primeira caixa multibanco (ATM)  publica no Largo do Cruzeiro com a presença do presidente da Câmara.

2020 - É anulada a inauguração da requalificação do Largo do Adro de Tagilde pela Câmara Municipal de Vizela depois de ser detetado covid-19 em funcionária e alunos da escola básica daquela freguesia.

2020 - Município de Vizela regista o mais alto número de casos positivos de sempre com a covid-19. São 176 Infetados e 53 doentes em vigilância médica.

2020 - Festa de S. Bento das Peras anulada devido à pandemia covid-19. Câmara aconselha peregrinos a ficarem em casa.
Imagem de S. Bento percorre freguesias no tejadilho de carro dos bombeiros e regressa à capela sem "pernoitar" na igreja de S. Miguel.

2021 - Dia de S. Bento das Peras Padroeiro de Vizela pelo segundo ano consecutivo sem evocações devido à pandemia Covid-19.

NESTA DATA NASCEU


1995 - Tiago Amaral Coelho, bailarino.
1960
- José Garrido, treinador FC Vizela 2003/04
1986 - Ricardina Moreira,  bombeira.
1954 - Francisco Teixeira, autarca S.João/S.Miguel 
1953 - José Batista 'Polino', treinador Ténis Mesa


FALECIMENTOS
2021 - Armindo Gonçalves Almeida (S. Paio)

HOJE É...
Dia de S. Bento, patrono da Europa.
Dia de S. Bento das Peras, Padroeiro de Vizela.


Eventos históricos

1995: Começa o Massacre de Srebrenica


Partilhar