13 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA

1911 - Nasce na freguesia de S. João das Caldas, o Comendador Ordem de Benemerência José Luís de Almeida. Foi eleito Presidente da Direcção da Real Associação Humanitária em 1949,
cumprindo diversos mandatos entre eles o do Centenário (1977) dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Foi condecorado pela Liga dos Bombeiros Portugueses com a Medalha de Ouro 2 Estrelas. A Real Associação distinguiu-o com a Medalha de Ouro-Gratidão e com a Gra-Cruz de Ouro-Gratidão pelos seus feitos como Sócio Benemérito e Presidente Honorário desta instituição. Foi Presidente da Sociedade Filarmónica Vizelense e da Sociedade Columbófila Vizelense. 
Foi Presidente Honorário dos Bombeiros Voluntários do Porto e Fafe, instituição que lhe concedeu a Medalha de Ouro «Luís Mário».
 José Luís de Almeida foi ainda importante colaborador do Notícias de Vizela e Presidente do Futebol Clube de Vizela. O seu nome está ligado à rua que une a Avenida dos Bombeiros Voluntários a Moreira de Cónegos.

1864 - O jornal Religião e Pátria revela que o Inquérito Paroquial de S. Miguel das Caldas realizado em 1758, "identifica já a romaria a S. Bento, que se realizava nas festas do dito santo, nas Páscoa e Espírito Santo".

2003 - Dia da grande peregrinação de S. Bento das Peras sendo a Eucaristia campal celebrada pelos sacerdotes P. Delfim Coelho (Tagilde) e P. Constantino Sá (S.Miguel).

2007 - José Guilherme Pinto é reconduzido no cargo de presidente da Direcção (cumpriu dois mandatos) da Associação Desportiva do S. Paio Sport Clube (Vizela). Isidro da Costa Ferreira assumiu a presidência da Assembleia-geral e Ricardo Meira Costa a presidência do Conselho Fiscal.

2009 - José Malhoa canta na Feira do Artesanato de Vizela que decorreu no Parque das Termas. Artista português faz evocação aos seus 35 anos de carreira.

2009 - José Varela sagra-se Campeão do Mundo em Tiro às Hélices.

2009 - Francisco Ferreira abdica de se recandidatar à presidência da Câmara Municipal de Vizela.


2018 - A Câmara Municipal de Vizela presidida por Victor Hugo Salgado e a União de Freguesias de Caldas de Vizela (S. Miguel e S. João), presidida por Mário José Oliveira inauguraram o Parque de Lazer da Barrosa, um espaço verde à disposição dos vizelenses onde foi construído um minicampo de futebol e outro de basquetebol, colocadas as máquinas de fitness que anteriormente estavam no Parque das Termas, mesas para os piqueniques e equipamentos para a recolha dos dejetos dos animais que passeiam no local. A recuperação daquela zona passou também pela revitalização do curso de água ali existente que se encontra a ser tratado
.
ANIVERSÁRIOS
1988 - Marcos Paulo, jogador FCV 2020-2022.
 - Lurdes Salgado (mãe do Presidente da Câmara de Vizela).
- Carlos Leite (ex-treinador Desportivo Jorge Antunes).
- António Machado (Toninho).


FALECEU  NESTA  DATA
2019 - Maria Berta Portas da Cunha (S. Miguel)
2014 - Paulo Alves (S. Paio)
2020 - Maria Albertina Oliveira Neto Ferreira (Santa Eulália)
2020 - Eugénio Faria (Regilde)
2008 - João Ferreira Oliveira (João Mirita, Café Pasteleira) com 70 anos.

Eventos históricos

2008: Começa a Batalha de Wanat no Afeganistão

Partilhar