16 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA

1873 - Morre na cidade de Campinas, no Brasil, António Francisco Guimarães, natural da freguesia de S. Paio de Moreira de Cónegos, o benemérito a quem se deve a fundação do Hospital de Vizela e oferta por testamento de grande parte do património da Santa casa da Misericórdia de Vizela.
Ficou sepultado no cemitério da freguesia do Santíssimo Sacramento, no Brasil.



1905 - Realiza-se na Praça de Touros no lugar da Cruz Caída em S. João das Caldas uma tourada. O Jornal Echos de Vizela descreveu-a como razoável, com gado puro, destacando o toureio a cavalo pelo cavaleiro Augusto Pestana.
1929 - O Notícias do Porto dá conta do fim da banda filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Vizela liderada por Joaquim Chicória: "A banda foi demitida em virtude de irregularidades disciplinares, depois dos músicos se embebedarem nas festas de S. Bento" - explicou a Direção. Chicória respondeu com a composição da marcha "Bandidos".


1939 - No Hotel Central da Praça da República, realiza-se a primeira Assembleia-geral do FC Vizela. Nela foram eleitos os primeiros órgãos sociais do Futebol Clube de Vizela.
ASSEMBLEIA: Presidente, Armando Martins Camelo, 1º Sec. José Luís de Almeida; 2º Sec. Arnaldo Campelos. CONSELHO FISCAL: Pres. João Costa Madureira; Relator, Silvério José Fernandes de Oliveira e Secretário Artur Monteiro. DIRECÇÃO: Presidente, João de Sousa; Vice, José António Faria; 1º Sec. João david Pedrosa; 2º Sec.Tito Matos; Tesoureiro, Silvério José Fernandes Oliveira; Tesoureiro, Agostinho de Lima; Vogais, Adelino Silva e Américo Campelos. Esta redacção faz parte da primeira acta do Clube.





1967 - O jornal Notícias de Guimarães noticia que foi concluído um inquérito para determinar se o guarda-redes Vieira do Boavista estava "comprado" nos três golos que sofreu no Campo Agostinho de Lima no jogo que ditou a subida do Vizela à II Divisão. Foi provado neste inquérito que o guarda-redes estava inocente e o Vizela também.


1976 - MRCV saúda por ofício o novo Presidente da República, Ramalho Eanes a quem pede a sua atenção para a restauração do concelho de Vizela.

1997 - Projecto de elevação de Vizela a concelho é reprovado na Assembleia da República em ano de eleições autárquicas. Votaram a favor: CDS/PP, PCP e Os Verdes.
Votou contra o Partido Socialista alegando ser ano de eleições.


Os socialistas Almeida Santos, presidente da Assembleia da República, António Braga (na foto), Manuel Alegre (na foto) e Joaquim Raposo votaram favoravelmente. Absteve-se: PSD. 

PS acalmou os milhares de vizelenses em Lisboa assegurando que no ano seguinte o concelho seria votado favoravelmente. E foi. 

2006 - Obras de beneficiação do Santuário de S. Bento das Peras são inauguradas pelo Presidente da Câmara de Vizela, Francisco Ferreira e benzidas pelo arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga. O dia foi ainda preenchido pela grande peregrinação e missa campal.

2009 - Realizam-se as Eleições para o Parlamento Europeu. Em Vizela o resultado dá a vitória do Partido Socialista (40,15%). Os restantes concorrentes: PSD (22,19%), BE (11,34%), CDU (9,36%) e CDS (7,10%).


2020 - Concelho de Vizela conta com 176 infetados com a covid-19 e com 56 doentes em vigilância médica.

2022 - Imagem de S. Bento desce à cidade depois de dois anos de interregno. Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense dá concerto junto à Ermida.


FALECEU NESTA DATA

2004 - Deolinda Ribeiro Peixoto (S.João)  

2006 - Luís Mário Portocarrero (S.João)
2009 - Maria Manuela A. Correia Duarte "Peixinha"

2021 - Joaquim Faria (S. Miguel) 

2022 - Maria Beatriz Costa Macedo (S.Eulália)

2022 - Rosa Madureira Costa 'Campelos" (S.João)


Eventos históricos

Partilhar