17 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA

.


1936 -  
A Legião Portuguesa cria um polo em Vizela denominado 2⁰ Terço do Batalhão L.I. N⁰ 13 de Braga tendo como comandante Ramiro Ferreira de Infias. Era um organismo do Estado, normalmente dependente do Ministério do Interior. Em caso de guerra ou de emergência grave poderia passar para a dependência do ministro da Defesa Nacional.

1973 - A convite do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela, o Conselheiro José Albino dos Reis, ex-Presidente da Assembleia Nacional, visita Vizela na companhia do novo Governador Civil de Braga, Dr. Ascenção Azevedo. São recebidos oficialmente no Turismo onde, depois do discurso de Manuel Campelos, manifestaram a sua simpatia pela criação do Concelho de Vizela.

1985 - A Escola Secundária de Caldas de Vizela é criada através da Portaria nº 465/85, publicada em Diário da República, I Série, nº 162, de 17 de Julho de 1985. Está localizada na Rua Joaquim da Costa Chicória, freguesia de Caldas S. Miguel, do concelho de Vizela.Presentemente, a nível do ensino secundário, a sua área de influência, face à localização no Vale do Vizela, estende-se por freguesias de cinco concelhos (Vizela, Guimarães, Felgueiras,Lousada e Santo Tirso). Na Escola Secundária de Caldas de Vizela existem em funcionamento cursos diurnos e cursos nocturnos.

1998 - Abílio Meneses, presidente da Junta de Freguesia de S. João das Caldas desafiou Guimarães, na assembleia municipal, a dar os parabéns ao concelho de Vizela e disse que os vizelenses nunca estiveram satisfeitos com a Câmara. O Presidente da Assembleia, Mota Prego ameaçou cortar-lhe a palavra.

2003 - Jorge Teixeira assume a presidência do S. Paio Sport Club.  Na anterior direcção foi vice-presidente. 

2010 - Carlos Faria toma posse para o seu sexto mandato (2000-2012) como presidente da Direcção do Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália.

2021 - Inauguração do Museu Religioso de S. Miguel das Caldas na igreja matriz pelo arcebispo D. Jorge Ortiga, sendo pároco o P. Constantino.

2021 - Victor Hugo Salgado apresenta-se publicamente como candidato a um segundo mandato de Presidente da Câmara Municipal de Vizela. Fernando Carvalho à Presidência da Assembleia Municipal, José Armando Branco (S. João-S. Miguel); António Ferreira (Tagilde), Manuel Pedrosa (Santa Eulália), João Costa (S. Adrião), António Ferreira (Tagilde-S. Paio) e Hélder Magalhães (Infias).

2021 - Toma posse a nova Direção da Liga Portugal. O corpo diretivo mantém as Sociedades Desportivas de FC Porto, representado por Ricardo Martins e do Sporting CP, na pessoa de José Carlos Oliveira. Tomaram posse o Vitória SC, com representação de Jaime Teixeira; o FC Arouca, que contou com a presença de Joel Pinho; e o FC Vizela, que teve na pessoa do presidente da SAD do clube Diogo Godinho a sua representação, no que toca a equipas da Liga Portugal Bwin.

2022 - Arcebispo de Braga D. José Cordeiro incorpora-se como peregrino na peregrinação de S. Bento que parte desde a Praça da República até ao Santuário. É a primeira vez que tal acontece com um membro da Arquidiocese. 


NASCEU NESTA DATA
1986 - José Manuel Ramos (músico)

1959 - José Vieira (diretor do FC Vizela)
1947 - Ângelo Costa (ex-músico dos King's)

NESTA DATA FALECEU

2022 - Maria Fernanda Fonseca Cunha (Vila Fria)

2020 - Waldemar Custódio (Guimarães)

Eventos históricos

Partilhar