21 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA

A história de Vizela no seu dia a dia.

Barrigana, Azevedo, Abílio, Garrido, Acácio, e Cascalho, em baixo, Quinzola, Martinho, Perrucho, Bino Chicória e José Luís.

1940 - São eleitos em assembleia realizada no quartel dos Bombeiros de Vizela na rua Dr. Abílio Torres, os novos órgãos sociais do Futebol Clube de Vizela para a época 1940/41:
Presidente da Assembleia: Manuel Carneiro de Matos; Presidente da Direcção: Alfredo Alves Ferreira de Brito (2º Presidente do Clube, o primeiro foi João de Sousa); Presidente do Conselho Fiscal: Gaspar dos Anjos Machado.

1942 - Foi decidido pela Câmara Municipal de Guimarães, que as três corporações de Bombeiros do concelho (Guimarães, Taipas e Vizela), teriam apenas um comandante, tendo sido nomeado José Luís de Pina.
Foi aceite pelas corporações, incluindo a de Vizela.
1984 - Maria José Pacheco faz apresentação do seu livro Avicella Antologia Sobre Vizela e Seu Termo.

1997 - Quatro dias depois da bancada de que era líder na Assembleia da República ter votado contra o concelho de Vizela, desloca-se a Vizela, a convite de Francisco Ferreira, o socialista Francisco Assis. Promete que no ano de 1998 o PS votaria a favor do Concelho de Vizela. Assis visitou alguns pontos do concelho. A sua presença em Vizela abriu os noticiários de domingo das televisões.

2000 - É inaugurado o Lar Torres Soares, da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, pelo Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Ferro Rodrigues. A obra foi benzida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. Domingos Vaz Pinheiro era Provedor.

2003 - Em assembleia extraordinária da Associação Desportiva do S. Paio Sport Clube é posto fim ao mandato da Direcção de Isaías Costa, assumindo a presidência da Direcção, Jorge Manuel Leite Teixeira. O presidente da Assembleia é Hernani Leite da Silva e do Conselho Fiscal, António Vaz Fernandes.

2009 - António Ferreira assume presidência do Callidas Club.

2010 - Câmara promove conferência de imprensa onde anuncia que a partir de Outubro, Vítor Hugo desempenhará o cargo de vereador a tempo inteiro.

2012 - Carlos Faria assume o sétimo mandato como presidente da direção do CCD de Santa Eulália.


2012
- Morre o vice-presidente da Câmara Municipal de Vizela, Alberto Machado, vítima de doença prolongada.


2019 - Realiza-se o certame Vizela Em Festa do qual se destaca o concerto Quinta do Bill acompanhado pela Sociedade Filarmónica Vizelense..

NESTA DATA NASCERAM
1947 - João Ilídio Costa, ex-Presidente dos Bombeiros de Vizela, crachã de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, e ex-presidente do Rotary Clube de Vizela. Foi candidato independente pelo PS à presidência da Câmara de Vizela em 2017.
1979 - Murta, guarda-redes do Futebol Clube de Vizela em 2009/2009 e 2009/2010.
1979- João Paulo Araújo, jogador do CCR Montesinhos.
- Emiliano Matos, empresa Atual Imobiliária.  

FALECEU NESTA DATA
1999 - Joaquim Abreu Carneiro  (S. João)
2020 - Maria Alice Pinto (Santa Eulália)

NACIONAL E INTERNACIONAL
(Fonte Wikipédia)

Partilhar