26 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA


1930 - Inauguração da estação da CP em Vizela. A consagrada revista Lusitania de 16 de Outubro de 1930 escreveu numa página ilustrada com seis fotos: «Foto 1 - A chegada do Sr. Eduardo Plácido, Presidente do Conselho de Administração da Companhia do Norte, quando da festa com que se inaugurou a nova estação de Vizela; Foto 2 e 3 -Dois aspectos da gare. A chegada do comboio especial que conduzia os convidados para a grande festa; Foto 4 - Um aspecto do banquete oferecido pela Companhia dos Banhos ao Conselho de Administração da Companhia do Norte, engenheiros, jornalistas, etc.; Foto 6 - O novo edifício da estação, inaugurado no dia 26 de Julho».
Esta estação foi inaugurada cerca de 50 anos depois do caminho de ferro chegar a Vizela, e, como se pode deduzir do texto, com grande interesse para a Companhia dos Banhos de Vizela que dessa forma tinha o comboio a parar em Vizela para a saída dos seus aquistas.

1959 - A Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela homenageia o seu grande benemérito Joaquim de Sousa Oliveira.

1970 - Padre Constantino Sá canta Missa Nova em Lousado-Famalicão. Seguiu-se a sua dedicação à paróquia de S. Miguel das Caldas, Vizela.

1997 - Deputados do CDS/PP Manuel Monteiro, Gonçalo Ribeiro da Costa e Ismael Pimentel são recebidos em Vizela como autênticas «figuras de Estado». Mais de duas mil pessoas sairam à rua para saudar os proponentes do projecto de elevação a concelho (reprovado a 16 de Julho na AR). Monteiro foi levado em ombros a molhar o dedo na Bica de Água Quente (diz a lenda vizelense que quem meter o dedo nesta bica não mais sai de Vizela), visitou S. Bento e jantou com os autarcas socialistas Dinis Costa e Abílio Meneses, presidentes das juntas de Vizela.


1998 - Depois de aprovado na especialidade a elevação de Vizela a concelho e a cidade reuniu pela primeira vez (sem Vizela presente) a assembleia municipal de Guimarães com as bancadas a lamber as feridas da derrota e a fazerem acusações mútuas. O Presidente António Magalhães, pressionado pelo PSD, respondeu que não se demitiria porque isso não resolveria nada. A CDU que sempre apoiou a criação do concelho manteve-se fora do debate e votou sempre contra o que fosse contra Vizela.

2010 - A atleta internacional do FC Vizela, Salomé Rocha, assina contrato pelo Futebol Clube do Porto.


2011 - Quim Berto assume o cargo de treinador do FC Vizela depois da demissão de Micael Sequeira que se havia apresentado no dia anterior e ministrado o primeiro treino. Rui Borges, José Alberto e Firmino são os treinadores adjuntos.


2020 - Comentador Marques Mendes faz apelo através da SIC ao Ministro do Ambiente para a poluição do Rio Vizela.

NASCERAM NESTA DATA
1926 - Manuel Augusto Vaz do Couto, de Frades, empresário e dedicado vizelense às causas da sua terra.


1942 - Cipriano Alves, tenente-general na reserva, ex-presidente do Rotary Clube de Vizela e presidente da Assembleia-geral da Santa Casa da Misericórdia de Vizela.

Outros aniversariantes de hoje:  
Paula Pereira (do restaurante Eirado-Regilde); Arlindo Pinto (imobiliária NPrédios); Sofia Costa (Casa dos Frangos Costa); Carlos Braga Almeida (Casa Custódio),  Rafael Amaral (treinador futsal).



FALECERAM NESTA DATA
2020 - José de Castro (Tagilde)
2015 - Joaquim Faria Ferreira (S. Eulália)
2015 - Maria Lurdes Alves Azevedo (S. Eulália)
2013 - Manuel Leite (S. Eulália)
2009 - Álvaro Mendes (Tagilde)
2010 - Joaquina Pedrosa de Faria (S.Miguel)
1990 - João Fernandes Oliveira (S. João)
2022 - Manuel Ribeiro (Moreira)
2023 - José Leonel Cunha (S.João)
2023 - Gracinda Vieira Teixeira Madureira (S.Miguel)


Eventos históricos

2005: Lançamento do Discovery
2016: Solar Impulse 2, a primeira aeronave movida a energia solar a circum-navegar a Terra

Partilhar