28 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA

Diariamente a história de Vizela no ddV porque um Povo sem memória é um povo sem futuro.

Echos de Vizela

1904 - Morre com 66 anos (N.27-10-1838) de idade Joaquim de Freitas Ribeiro de Faria um dos fundadores da Associação de Bombeiros de Vizela. Foi o edificador do balneário do Mourisco prédio que ao fim de 30 anos de posse vendeu à Companhia dos Banhos de Vizela no ano 1900. Tinha quatro filhos entre os quais o Padre Firmino Ribeiro de Faria. Ler mais aqui

 1851 — Neste dia escrevera o "Periódico dos Pobres no Porto" o seguinte : 
" Por ordem do Governador Civil de Braga foi demitido o Regedor da freguesia de S. Miguel das Caldas de Vizela; este Regedor que há anos servia, é cartista, homem de bem e proprietário; a ele se deve a perseguição dos ladrões e o sossego que sempre houve nesta freguesia desde que ele serviu; é benquisto dos comparoquianos e com influência nas freguesias circunvizinhas".


1883 - Às 18 horas passa pela primeira entre Vizela-Guimarães, uma locomotiva (com a máquina chamada Santo Tirso) conduzindo alguns carrões de material para a construção da via férrea.  A primeira locomotiva Guimarães-Fafe, chamava-se "Negrelos".

Primeiro mapa do caminho de Ferro
1904 — Ao meio dia, no lugar de Paçô, junto ao túnel na linha (férrea) em construção de Guimarães a Fafe, quando alguns operários enchiam as vagonetas de uma saibreira em exploração, e em que trabalhavam 14 pessoas, caiu sobre eles uma bancada de terra que apanhou Joaquim Pires, casado, de Travassós, José Caco, solteiro, de Vizela António da Silva, de S. João de Ponte, e Albino de Sousa, solteiro, da vila de Felgueiras, que ficaram soterrados e apareceram mortos, fugindo os demais. Os 4 cadáveres foram autopsiados no hospital da Misericórdia.
1991 - FC Vizela realiza em casa um jogo particular (1-2) com o FC Porto na base da transferência de Ricardo Oliveira para o clube das Antas. 
O FCV jogou com: Sérgio, Margarido, Altino, Macarrão, Rui, Samuel, Faria, Rocha, António Luís, Denô, Beto Andrade + Alfredo, Dinho, Tozé, Sérgio e Pinto. O FCP jogou com: Padrão, Neves, Bandeirinha, Morato, Morgado, Rui Filipe (f), Ricardo, Abílio, Jorge Andrade, Toni e Folha. Mais Miguel Ângelo, Fernando Gomes, Tozé, Rui Peneda e Zé Rocha.

1997 - Vizelense Dr. Miguel Faria Bastos, Presidente da Associação Portuguesa de Esperanto, discursa sobre Timor no Congresso Mundial de Esperanto que decorre na Austrália.

1997 - O canal de televisão SIC avança no seu serviço informativo com uma sondagem que dá conta de que 71 por cento dos portugueses são a favor da criação do Concelho de Vizela.

2009 - O Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos assina em Vizela um acordo de colaboração para a requalificação da EB 2,3 de Vizela. Nesta mesma ocasião foi assinado um protocolo de autorização provisória de funcionamento da Academia de Música de Vizela. Assim a Sociedade Filarmónica Vizelense é autorizada pela Direcção Regional de Educação do Norte a ministrar cursos de ensino artístico especializado, na área da música, de nível básico.


2010 - A Câmara Municipal de Vizela assina com a Direcção Geral das Autarquias Locais e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o contrato-programa do “Projecto de Modernização Administrativa e de Equipamentos Municipais” referente ao edifício-sede do Município. A cerimónia conta com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro. O objecto do contrato-programa é a execução do “Projecto de Modernização Administrativa e de Equipamentos Municipais”, no Município de Vizela, cujo investimento elegível ascende a 2.456.104,66 euros, com uma comparticipação de 25%, ou seja, 614.026,16 euros.

2010 - João Cocharra é eleito presidente da mesa da Assembleia-geral da Vizelgolfe e Maria do Céu Costa presidente do Conselho Fiscal.

2010 - Vizela pela primeira vez, neste ano, em Alerta Vermelho devido às altas temperaturas na ordem dos 40 graus.

2022 - Assembleia Municipal de Vizela, reunida na Casa da Cultura sob a presidência de André  Castro em substituição  de Fernando Carvalho aprovou os seguintes pontos: Regulamento Municipal de Habitação Social de Vizela; A 16ª alteração aos documentos previsionais de 2022; Candidatura para “Projeto de revitalização e valorização das margens do rio Vizela e seus afluentes”, aprovada e cofinanciada pelo FEDER; Proposta de apoio financeiro – construção, melhoramento, conservação de instalações – UDC Santo Adrião; Parecer (favorável) da Criação da Freguesia de Tagilde e da Freguesia de Vizela (S. Paio) por desagregação da União das Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio).

2023 - O FC Vizela é eliminado pelo Aves SAD (equipa da II Liga), da Taça da Liga. Ler + aqui.


NESTA DATA NASCEU
1979 - Nelsinho, jogador criado nas escolas do FC Vizela. Jogou nos séniores de 1998 a 2002. 

- Fernanda Costa (Campeã nacional e internacional de Minigolfe)
- Fernanda Pereira (bar Desp. Jorge Antunes)
- Ermelinda Costa (Segurança Social)
- Pedro Dias (Águas S. Martinho)
 
FALECEU NESTA DATA
2022 - Manuel Freitas Ribeiro (S.Miguel) 
2023 - António Silva Costa (Vilarinho)

Feriados e eventos cíclicos
Perú - Dia da Independência (1821)
Dia do Agricultor
Aniversário de São Caetano do Sul
Portugal - Dia Nacional da Conservação da Natureza

 Eventos históricos

Partilhar