30 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA


O Digital de Vizela não esquece a rica história de Vizela. E aqueles que já partiram e os aniversariantes. Todos os dias.

1893 - O correspondente em Vizela do jornal vimaranense dava conta da pressença nesta vila de Serafim da Silva, mais conhecido por Serafim de Esmeriz ou Serafim das Forças (HERCULES) que, nasceu no ano de 1874, em Esmeriz, freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão e morreu em 1960 em Paris onde teve carreira internacional. Esteve em Vizela a demonstrar as suas habilidades físicas.


1993 - Ricardo Soares é contratado como futebolista pelo FCV. Mais tarde teria mais sucesso como treinador levando o FC Vizela à II Liga. 


1997 - Inauguração do Centro Paroquial de Idosos de Santa Eulália de Barrosas pelo Secretário de Estado da Inserção Social, Rui António Ferreira da Cunha com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Jorge Magalhães.

2005 - Em assembleia-geral da Associação Desportiva S. Paio Sport Clube (Vizela) a Direcção presidida por José Fernandes da Silva, à falta de quem se proponha gerir o Clube, entrega a chave da colectividade à Junta de Freguesia de S. Paio de Vizela e representada naquela sessão pelo seu Presidente José Monteiro.
A autarquia assume o património do S. Paio SC por «apenas» 33 dias dando-se a eleição dos novos corpos gerentes da Colectividade a 2 de Setembro.



2006 - Requalificação da capela de Santa Ana (Alijó) em Infias é inaugurada pelo presidente da CMV, Francisco Ferreira, José Peixoto presidente da junta e familiares Varela. Padre Rosas benzeu.

2006 - Inauguração da requalificação do Largo da Igreja e rua do Calvário em Santa Eulália (Centro Cívico), obra executada pela Câmara Municipal de Vizela presidida por Francisco Ferreira e Junta de Freguesia, presidida por Joaquim Meireles.

Custou 400 mil euros.

2010 - Sargento Luís Pires é o novo Comandante do quartel da GNR de Vizela. 

2022 - Banda ZUL de Guimarães vence o Concurso Bandas de Garagem 2022 promovido pela Câmara Municipal de Vizela. Ler mais aqui 

2022 - A SAD do Futebol Clube de Vizela faz a apresentação das suas três equipas (séniores, sub-23 e sub-19) numa grande festa na Praça da República e Jardim Manuel Faria.


FALECERAM NESTA DATA
2015 - Maria Orquídea Madureira (S. Miguel)
2015 - Isabel da Silva Monteiro (S. Miguel)
2013 - Maria Fernanda Guerreiro M. Pinheiro (S. João)
2013 - José Jorge Pinto César Almeida (S. João)
2009 - José de Freitas (Sta Eulália)
2020 - Joaquim Batista Pedrosa (S. Miguel)

2021 - Helena Carvalho Fernandes (Infias)

1990 - Joaquim F. Alves Dias-Jesus (S.Miguel)

Eventos históricos

1962: Inaugurada oficialmente a rodovia Trans-Canadá


Partilhar