7 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA

1934 -Francisco Armindo Pereira da Costa lança O Avizela, um manifesto para defesa e propaganda das Termas de Vizela. Uma publicação visada pela Comissão de Censura. São quatro páginas de defesa e divulgação de Vizela com inúmeras chamadas de atenção para diversas carências como a falta de um mercado condigno, a falta de uma estrada de ligação entre as freguesias de S. João das Caldas e Vilarinho, a constituição da confraria de S. Bento, o arranjo de novas ruas, um coreto, etc.
Francisco Armindo Pereira da Costa lançaria em 1947 o Notícias de Vizela.


1995 - Obras em S. Bento das Peras na aproximação de mais uma grande romaria do padroeiro de Vizela. Na foto o Padre João da Silva Freitas.

1995 - Abílio Meneses vence em Lamego a Taça de Portugal Masculinos.

1997 - Fica disponível para a prática de futebol o recém construído campo do CCD de Santa Eulália em terrenos adquiridos pela Câmara Municipal de Lousada da Quinta de Sá. Joaquim Meireles é o Presidente do CCD. Em primeira instância o Clube avança com uma equipa federada de juvenis no campeonato da AF Porto treinada por Miguel Sousa. 

2004 - É fundada a Casa do Benfica em Vizela.

2005 - Empresário António Teixeira compra antigas instalações das Confecções Caravela na rua Pereira Reis em S. João por 327.600 euros.

2007 - Dois ex-fiscais da Câmara Municipal de Vizela, foram condenados a três anos de prisão com pena suspensa por tentativa de corrupção.

2008 - Emanuel Silva e Cristiano Dias da Fundação Jorge Antunes sagram-se campeões
nacionais em karaté-boxe.

2011 - Os Plus, de Valongo, são os grandes vencedores da primeira noite da Festa da Juventude de Vizela, ao arrecadar o primeiro prémio do Concurso de Bandas de Garagem de Vizela 2011 no valor de 500€, garantindo, ainda, a presença, no dia 12 de Agosto, nas Festas da Cidade de Vizela.


2017 - José Lopes Videira, do Hotel do Padre, completa 100 anos de vida.

2019 - José Lopes Videira completa 102 anos de vida. Assiste a missa na igreja de S. Miguel onde é muito festejado.

2019 - Após várias reivindicações dos vizelenses o comboio Alfa (Guimarães-Lisboa-Guimarães) passa a parar duas vezes por dia na estação de Vizela e o Intercidades (Guimarães-Lisboa-Gimarães), volta a parar depois de grande interregno.

NASCERAM NESTA DATA
1917 - José Lopes Vieira (homem mais idoso de Vizela) já falecido.

1975- Paulo Ferreira (Grupo de Concertinas Vizela) 

FALECEU NESTA DATA

1976 - José Lopes Valente (Cônsulo, porteiro do Cine Parque) 

2003 - Manuel Duarte Ferreira - Cabaça (S.Miguel)

1990 - Eurico Peixoto (Santa Eulália)

2022 - Manuel Dimas Leite Pedrosa (S.João)

Eventos históricos

2003: Lançamento do foguete Delta II carregando a Opportunity Rover, MER-B

Partilhar