9 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA

1869 – Um grupo de Vizelenses pede ao Rei que tome Vizela e as suas termas debaixo da sua proteção e que transfira Vizela do concelho de Guimarães para o de Lousada.

1929 - O comandante dos Bombeiros de Vizela, José Ribeiro Ferreira recebe um voto de louvor pela sua dedicação à Associação. "Quando ocorreu o “incêndio de Silves”, na noite do dia 13, na freguesia de Lustosa, concelho de Lousada, o comandante percorreu a pé cerca de 8 Km até ao local do incêndio e no regresso deu o seu lugar no pronto-socorro aos bombeiros" - conforme memória recordada nas redes sociais pela Real Associação. Foto RAHBVV.

1999 - Formalizada a escritura pública da União Desportiva e Cultural de Santo Adrião-Vizela.

2000 - Passa a ser proibido lançar foguetes próximo das capelas de S. Bento das Peras.

2006 - Na Sé Catedral do Porto, cerimónia presidida pelo Bispo do Porto, D. Armindo Lopes, cantou Missa Nova o padre José Manuel Miranda natural de Santa Eulália de Vizela.

2006 - Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes sagra-se Campeão Distrital Juniores da AF Braga (época 2005/06) com Rui Guimarães no comando técnico.

2007 - Com José Armando Branco na Presidência e Carlos Garcia como treinador, o FC Vizela inicia a época 2007/08 com o seguinte plantel: Guarda-redes: Batista, Jorge e Riça (ex-GD Chaves); Defesas: Rodrigo, Machado, Cláudio, Kata (ex-UD Leiria), Ricardo Jorge, André Cunha, Cleuber (ex-Leixões SC) e Quim Berto; Médios: Óscar (ex-Vila Meã), Fininho (ex-FC Famalicão), Guerra, Williams (ex-FC Paços de Ferreira), Hélder Sousa, Emerson, Kita e Neto (ex-GD Chaves); Avançados: Nuno Sousa (ex-CD Feirense), Binho, Rincon (ex-Asa - Brasil) e Serjão. Equipa técnica: Carlos Garcia (técnico principal), Jorge Prista (adjunto), António da Silva Martins (adjunto), Alexandre Margarido (adjunto) e Sérgio Coelho (secretário técnico).
2010 - É inaugurado um balcão da Vimágua na rua Fonseca e Castro.

2010 - Mais de mil motards concentram-se pelo terceiro ano consecutivo no Parque nas Termas numa iniciativa do Moto Clube de Vizela.

2010 - Iniciam-se em Tagilde as Comemorações do 638.º Aniversário do Tratado de Tagilde, firmado nesta localidade em 1372, pelo Rei D. Fernando e os enviados do Duque de Lencastre. A historiadora vizelense, Maria José Pacheco dá palestra no auditório da Junta sobre este facto histórico.

2011 - Gaspar Barbosa (Mota) assume a presidência da direção da Casa do Benfica em Vizela substituindo no cargo a Dra Maria Resgate. Dinis Costa foi reeleito presidente da Assembleia-geral e Abílio Alves presidente do Conselho Fiscal.

2011 - Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, visita vila de Santa Eulália onde ministra o crisma a jovens inaugura valência do lar Casal do Telhado.


2019 - Câmara de Vizela apresenta na Praça da República primeiro veículo de socorro de animais.

2021 - FC Vizela é eleito para os órgãos sociais da Liga de Clubes, sendo representado por Diogo Godinho Presidente da SAD .

FALECEU NESTA DATA
2013 - Josefina Gomes (Regilde)
2009 - José Fernandes da Costa (S.Adrião)
2020 - Domingos Fontão Machado (S.Miguel)
2022 - Joaquim Ferreira Costa (S. Miguel)

Eventos históricos

1357: A ponte Carlos e a Cidade Velha de Praga.
1932: Início da Revolução Constitucionalista no Brasil

Partilhar