Ações de formação online dirigidas a jovens

A Câmara Municipal de Vizela vai promover três ações de formação online, dirigidas a jovens dos 16 aos 25 anos, com o objetivo de facilitar e potenciar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.


A primeira ação de formação agendada para dia 20 de julho, será facilitada em parceria com técnicos da Amnistia Internacional Portugal, cuja temática é a Educação para os Direitos Humanos, nomeadamente no combate ao Discurso de Ódio Online. Em termos gerais, os objetivos desta ação são a compreensão do que é o discurso de ódio, o desenvolvimento de competências que se traduzam em comportamentos de promoção e de proteção dos Direitos Humanos e potenciar a exploração do que cada um pode fazer para combater o discurso de ódio, com especial destaque no trabalho da Amnistia Internacional.

A segunda ação de formação, a realizar a 23 de julho, abordará os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em concreto o objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, tornar as cidades e os assentamentos urbanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Os objetivos desta ação de capacitação são promover a reflexão sobre a importância dos ODS, perspetivar o olhar para a comunidade como ponto de partida de transformação e explorar o que cada um pode fazer para contribuir para o cumprimento do objetivo 11. Para os objetivos serem alcançados, todos precisam fazer a sua parte: governos, setor privado, sociedade civil e todos os seres humanos em todo o mundo.

Este ciclo formativo encerra no dia 29 de julho com o tema Gestão Emocional – Liberdade para dentro da cabeça. Os objetivos desta ação de capacitação são a compreensão da importância e o impacto que as emoções têm na vida pessoal, social e académica e a promoção do autoconhecimento e o desenvolvimento de estratégias que promovam o bem-estar emocional. Esta ação de formação será facilitada pela psicóloga Sofia Ribeiro com experiência de trabalho com jovens.

Este ciclo formativo gratuito será em formato online, com recurso a metodologias de educação não formal, onde os jovens participantes terão a oportunidade de partilhar os seus pontos de vista, aprender de forma colaborativa e desenvolver aprendizagens diretamente ligadas com as suas experiências do dia-a-dia. Os jovens interessados poderão inscrever-se em todas as ações de formação.

Toda a informação está disponível na página da Câmara Municipal de Vizela, através do link www.cm-vizela.pt/capacitacaojuvenilonline.

Partilhar