Assim não, RIO

O rio Vizela, numa altura do ano em que as pessoas mais o procuram para se banhar, e alguns o fizeram esquecendo eventuais
riscos que podem correr, corre castanho, da cor da água de cozedura de castanhas. Um cenário desolador, que não é novo, e que mancha a imagem de Vizela mas não só porque o rio percorre cinco concelhos: Fafe, Felgueiras, Vizela, Guimarães e Santo Tirso. Todavia é em Vizela que os efeitos de gente sem cuidado ou sem escrúpulos mais se fazem sentir.
A Câmara de Vizela volta a apontar o dedo à ETAR de SERZEDO e diz ter provas. O Município vizelense, em nota enviada à agência informativa LUSA, anuncia mesmo que poderá haver boicote às próximas eleições presidenciais se até lá o rio não se libertar deste flagelo. Esta segunda feira deverá ocorrer uma conferência de imprensa com Victor Hugo Salgado para abordar o assunto.

A CMV afirma que houve nova descarga poluente na sexta-feira, a partir da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Serzedo, no concelho de Guimarães, gerida pela empresa de capitais públicos Águas do Norte.

No comunicado, a câmara anuncia que promoverá “nova queixa-crime contra a Águas do Norte pelo crime de poluição”, na qual constarão fotografias e vídeos da ocorrência e recolhas de água efetuadas na sexta-feira por um laboratório contratado pelo município.

A descarga poluente será, também, denunciada às instâncias europeias, nomeadamente ao diretor-geral da Agência Europeia do Ambiente e ao comissário europeu do ambiente.

Nos últimos anos, lê-se no comunicado, “o executivo municipal tem encetado todas as diligências e efetuado todos os esforços para assegurar a despoluição definitiva deste rio”, mas “volvidos três anos esta situação não sofreu qualquer tipo de alteração”.

Foto de Júlio César




Partilhar