"Comunicado da JSD de Vizela - Poluição Rio Vizela

"A poluição do Rio Vizela arrasta-se há vários anos e não obstante as várias pressões humanas contra as sucessivas descargas poluentes, estas continuam."

A Juventude Social Democrata Vizelense vem manifestar a sua total indignação contra as frequentes descargas poluentes advindas, sobretudo, da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Serzedo das Águas do Norte e que na passada semana voltaram a colorir o nosso Rio com uma cor avermelhada, com enorme impacto na qualidade da água, maus cheiros e consequentemente, perdas irreversíveis na nossa fauna e flora.

Em pleno século XXI, não se percebe como é que ainda existe tão flagrante desconhecimento e desrespeito pelo nosso rio e sobre a saúde do seu ecossistema fluvial, ficando impunes todas as agressões, negligências e ilegalidades sistemáticas contra o ambiente.
Vejamos que o Rio Vizela tem um curso de água de cerca de 40 Km que passa por cinco concelhos, nomeadamente, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Vizela e Santo Tirso e que, para além da importância económica histórica que levou à fixação de população e indústrias ao longo das suas margens, é um verdadeiro ponto de atração turística.

Muitos de nós, jovens Vizelenses, apenas sabemos o que outrora foi o Rio Vizela pelas histórias que nos contam os nossos pais e avós. Nunca vimos o nosso Rio como um local próprio para banhos.
Todavia, mantemos a esperança de usufruir daquele que é nosso Rio, como um belo e aprazível local para banhos, com praias fluviais, onde se possa merendar e descansar à sombra do arvoredo e natureza verdejante. Para tal, necessitamos de agir, todos em uníssono, contra a poluição do Rio Vizela."
A JSD Vizela, presidida por Luís Aprígio Ferreira, irá associar-se a todos os eventos de combate à poluição do Rio e comprometesse em realizar as suas próprias ações em prol da despoluição do Rio."



Partilhar