Despede-se o árbitro que fica na história do FC Vizela

Jorge Sousa, um dos melhores árbitros portugueses da história despede-se este sábado da arbitragem.

Foi ele que apitou um dos jogos mais raros da história do FC Vizela e do Vitória Sport Club e cuja probabilidade de voltar a acontecer é pouca porquanto o clube de Guimarães teria de descer à II Liga novamente, algo que foge aos pergaminhos duma equipa cujo objetivo em início de cada época é lutar por um lugar nas provas europeias.
Serjão

Porém na malograda época de 2005-2006, era o atual presidente do Moreirense o presidente do Vitória, este clube desceu à II Liga.
Na época seguinte as equipas principais do Vizela e Vitória encontraram-se oficialmente para o campeonato da II Liga o que nunca tinha acontecido.
Estes dois clubes vizinhos tiveram, de facto, alguns confrontos, porém em jogos da Taça de Portugal; no Campeonato Nacional da I Divisão em 1984-85, em partidas da Taça AFB (propícia a limpar cartões) e nos primórdios das suas fundações.
O jogo realizou-se há 13 anos, na época 2006-2007, no domingo 28 de janeiro, e o Vizela venceu por 2-0 com golos de Serjão e Júlio César.
O treinador do Vizela era Carlos Garcia e do Vitória, Manuel Cajuda.

O FC Vizela jogou com
Baptista; Cláudio, Rodrigo,
Quim Berto, Pedro Caravana, Guerra, Hélder Sousa, Gouveia, Pedro Pereira, Binho e Serjão.
Entraram Márcio Sousa, Luís Manuel e Júlio César.

O Vitória jogou com
Nilson, Sereno, Geromel, Jacques Momha, Hélder Cabral, Otacílio, Moreno, Desmarets, Tiargino
Bacari
Tchomogo

No dia 27 de agosto de 2006 o Vizela perdeu em Guimarães pelo mesmo resultado (2-0) sendo os golos vitorianos marcados por Ghilas e Brasília.
Outra curiosidade é que este jogo foi apitado por outro dos melhores árbitros portugueses de sempre (senão mesmo o melhor), Pedro Proença, atual presidente da Liga Portugal.
Norton de Matos era o treinador do Vitória e Manuel Correia do Vizela. Ambos seriam despedidos logo a seguir.

Para amanhã Jorge Sousa foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o SC Braga-FC Porto, na última jornada da Liga, e esse será o adeus do árbitro portuense. Aos 45 anos, Jorge Sousa atinge o limite de idade permitido para desempenhar a atividade de árbitro principal de 1.ª categoria, onde chegou na temporada de 2000/2001, sendo esta época a 19.ª época de Jorge Sousa entre a elite da arbitragem portuguesa.

Numa carreira que começou na temporada de 1993/1994 - na condução de um jogo de juvenis da AF Porto -, o juiz recebeu as insígnias da FIFA e tornou-se árbitro internacional em 2006. No principal escalão do futebol nacional totaliza 472 jogos, sendo que apitou 22 jogos realizados entre Benfica, Sporting e FC Porto, destacando-se como um dos mais credenciados árbitros dos últimos anos. Também dirigiu duas finais da Taça de Portugal, 16 jogos de Champions, 46 de Liga Europa, 10 jogos de qualificação para Mundiais e oito para Europeus. Este sábado, em Braga, será o ponto final da carreira do árbitro que apitou o Vizela-Vitória de 2007, o único jogo oficial de que há memória em que os vizelenses saíram vitoriosos.


Partilhar