José Videira faz hoje 103 anos

É o cidadão mais idoso do concelho de Vizela. Nasceu no Hotel do Padre, em S. Miguel das Caldas a 7 de julho de 1917, passou pela II Grande Guerra e Gripe Espanhola até aos dias de hoje com uma vida sempre cheia de alegria e amizade.



José Videira foi jogador do Vizela (e antes do Atlético de Vizela), destacado têxtil na Brito & Gomes, mostrou a sua arte em várias áreas e conhece Vizela e sua história como poucos.

O anos passado foi assim na igreja de S. Miguel


O ano passado, na missa em S. Miguel das Caldas, duas meninas acabadas de batizar entregaram a José Videira dois ramos de flores e o Padre Constantino deu um abraço ao aniversariante com a igreja a entoar os Parabéns ao Sr. Videira.


O Sr. Videira do Hotel do Padre, como é conhecido, completa hoje um século de vida e mais três anos (103). De vida intensa carregada de amor à sua terra, à sua família e aos muitos amigos.


José Lopes Videira é o homem mais idoso de Vizela e vive há longos anos com a sua família na Avenida dos Bombeiros (Hotel do Padre).
Praticamente já não sai tantas vezes de casa devido a algumas dificuldades motoras, mas mantém-se ativo e uma verdadeira enciclopédia da história de Vizela.


Nas suas longas caminhadas na cobrança de quotizações de algumas instituições vizelenses costumava contar os passos que dava e por isso sabe quantos passos são de sua casa até à capela de S. Bento, até à igreja de Vilarinho e em outras distâncias próximas dos 10 km.
Foi cobrador das quotas da Santa Casa da Misericórdia e ardina.


Chegou a inventar uma graxa para os sapatos, a preparar colchões em palha, decorava as ruas com flores nas festas religiosas e coleccionava tudo que fosse história de Vizela como livros, recortes de jornais, etc.

Foi homenageado pelo Rotary Club de Vizela (na presidência de José Borges) e na Gala de Desporto da Câmara Municipal de Vizela e pelo FC Vizela.
A sua família é composta por grandes vizelenses, todos pessoas de bom coração como José Lopes Videira e sua falecida esposa.
Parabéns Sr. Videira, manda o ddV.

Partilhar