Noites tropicais a caminho

Temperaturas vão começar a descer, mas tempo quente vai continuar


Algumas regiões do território continental vão continuar com temperaturas mínimas superiores a 20ºC, ou seja, noites tropicais.

O tempo quente que assola o território continental vai manter-se nos próximos dias, embora as temperaturas comecem, gradualmente, a descer a partir do fim de semana, sublinhou ao Notícias ao Minuto o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Bruno Café.

A partir de sábado, apenas os distritos do Interior vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de temperaturas elevadas.

De acordo com o meteorologista, a situação de noites tropicais - ou seja, temperaturas mínimas superiores a 20ºC - vai ocorrer ainda esta sexta-feira em quase todo o país e depois, "pontualmente", em algumas regiões sobretudo do Centro Sul e Sotavento.

Esta noite, conte ainda com temperaturas de 25ºC em Lisboa, 28ºC em Portalegre, 24ºC em Castelo Branco e Braga, 22ºC em Faro, Beja, Évora, Santarém e Porto.

Para a próxima segunda-feira, dia em que se espera uma ligeira subida da temperatura, prevê-se alguma nebulosidade matinal na costa ocidental e condições de instabilidade que poderão levar à ocorrência de trovoadas e aguaceiros sobretudo nas regiões do Interior, disse ainda o meteorologista.

As temperaturas máximas previstas para este sábado oscilam entre os 42ºC em Santarém, o distrito mais quente, os 40ºC em Évora e os 36ºC em Lisboa. Braga deverá chegar aos 38ºC, Vila Real e Bragança aos 36ºC e 35ºC, respetivamente. As temperaturas mínimas vão variar entre os 15ºC em Bragança, os 25ºC em Portalegre e os 22ºC em Faro.

A descida da temperatura sentir-se-á mais no domingo, com máximas previstas de 37ºC em Santarém e em Bragança, 39ºC e 38ºC em Beja e Évora, respetivamente. Lisboa chegará aos 32ºC, Faro aos 30ºC e o Porto aos 25ºC de máxima.

Partilhar