Padre Constantino: "Sou um Homem de Vizela"

Cerca de três centenas de pessoas participaram esta manhã na missa festiva que assinala o jubileu sacerdotal do Padre Constantino Matos de Sá, pároco desde a sua ordenação na paróquia de S. Miguel das Caldas e Arcipreste da Zona Pastoral Guimarães-Vizela.


Visivelmente feliz, o Sacerdote recebeu elogios ao mais alto nível, desde uma mensagem publicada em livro pelo Arcebispo D. Jorge Ortiga e que foi distribuído pelos presentes, passando pelo presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, de Mário José Oliveira, presidente da União de Freguesias de S.Miguel-S.João, de José Pires da Comissão Paroquial Fabriqueira e da família com um sobrinho do sacerdote a dar voz ao sentimento de todos (ouça as intervenções no vídeo). Na igreja estiveram presentes alguns familiares entre os quais os irmãos.
A cerimónia contou com a presença do vice-arcipreste Pe. Samuel Miranda Vilas Boas e de outro sacerdote que veio de fora e o diácono que fez o seu estágio em S. Miguel das Caldas e será ordenado Padre no próximo domingo. Nenhum pároco do concelho de Vizela esteve presente, possivelmente devido aos seus compromissos dominicais.
Antes do início da Eucaristia foi lida a biografia do P. Constantino e depois descerrada uma placa comemorativa do jubileu no guarda-vento da Igreja.
O paróco recebeu diversas oferendas, entre as quais um cordeio vivo «sendo você o nosso pastor».
O Padre Constantino agradeceu gentilmente todas as honras recebidas, lembrou os seus familiares já falecidos e os presentes, lembrou todos aqueles que contribuíram para uma carreira eclesiástica «se tivesse de voltar atrás seria novamente sacerdote. Nasci em Lousado, não esqueço a minha terra, mas foi aqui em Vizela que vivi a minha vida, sou um Vizelense».
Ordenação Sacerdotal em 12-71970
MISSA NOVA, LOUSADO, 26-7-1970

Nos elogios dirigidos ao pároco foi salientado o apoio que dá aos sem-abrigo (a paróquia dispõe duma casa onde vivem homens sem tecto familiar), o apoio alimentar e de higienização ao domicílio, a creche, o restaura da igreja, a construção do auditório e, claro, a sua imensa ligação ao meio associativo vizelense.



































Partilhar