Queixa apresentada no SEPNA

Um leitor do Digital de Vizela (devidamente identificado, amigo de Vizela e do Rio Vizela) enviou no dia 4 de junho uma denúncia sobre uma forte descarga poluente no Rio Vizela junto ao túnel do Maquias ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA/GNR) acompanhada por três fotos. No alerta, enviado por email para sepna@gnr.pt , escreveu apenas:
Bom dia, Um pequeno afluente do rio Vizela a no estacionamento das termas Vizela vem com água e vermelho. Link en cima do local GPS. Atentamente


RESPOSTA DO SEPNA
Sobre o assunto em epígrafe, encarrega-me o Exmo. Tenente-General, Comandante Operacional da Guarda Nacional Republicana, de informar que após a situação comunicada por Vª. Ex.ª em 04 de junho de 2020 cuja denúncia ficou registada com o n.º 105751/2020, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA/GNR) através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Guimarães, deslocou-se ao local visado e foi verificado a rejeição de águas degradadas diretamente para o solo e para a linha de água, sem qualquer tipo de mecanismos que assegurem a depuração destas.

Neste contexto e no âmbito das suas competências, o SEPNA elaborou um Auto de Notícia por Contraordenação nº 95/2020, remetido à Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Norte, para instrução do processo contraordenacional.

O SEPNA irá manter-se atento a esta situação no sentido de sanar qualquer tipo de irregularidade verificada e respeitante à matéria em apreço.

Estando a Guarda profundamente empenhada na defesa dos valores ambientais e numa melhor segurança e bem-estar das populações, o SEPNA agradece a sua participação, continuando sempre disponível a novos contributos que poderão ser feitos através da Linha SOS Ambiente e Território n.º 808 200 520, da denúncia On-line no site www.gnr.pt ou do mail sepna@gnr.pt.

Com os melhores cumprimentos,
O DIRETOR DO SEPNA
Vítor Manuel Roldão Caeiro
Coronel

Partilhar