Rio Vizela e ETAR de Serzedo na Assembleia da República

O Deputado do Partido Socialista, Luís Soares quer ouvir as Águas do Norte que gere a Etar de Serzedo, acusada de poluir o Rio Vizela, e a Agência Portuguesa do Ambiente.


Requerimento deu entrada na Assembleia da República para chamar ao Parlamento o Presidente da Águas do Norte e da Agência Portuguesa do Ambiente sobre a poluição no Rio Vizela.

No requerimento apresentado pelo Deputado do Partido Socialista, Luís Soares, pede-se a audição da Águas do Norte e da Agência Portuguesa do Ambiente na sequência da descarga poluente registada no passado dia 19 de julho através de vídeo e que foi amplamente noticiada nos órgãos de comunicação social.

O Deputado Luís Soares considera que o vídeo que foi divulgado é “chocante”, e “merece”: Não podemos ficar indiferentes às imagens que nos mostram um líquido vermelho a poluir o Rio Vizela e por isso queremos ouvir o Senhor Presidente da Águas do Norte, entidade alegadamente responsável pela descarga poluente e o Senhor Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, entidade responsável pela emissão de licença de utilização de descarga no meio hídrico.

Recorde-se que o Rio Vizela nasce no concelho de Fafe e atravessa os concelhos de Fafe, Felgueiras, Guimarães, Vizela e Santo Tirso estando inserido na importante bacia hidrográfica do Ave, de que o Rio Ave é o principal curso de água, tema já discutido anteriormente no Parlamento por iniciativa do Deputado eleito pelo Circulo eleitoral de Braga.

“Não é possível que os Municípios e o próprio Governo esteja a fazer um trabalho de devolver os cursos de água às populações, defendendo o meio ambiente e que esse trabalho seja posto em causa. Os responsáveis têm de ser responsabilizados e tem de se arranjar uma solução para este problema”, atirou o deputado vimaranense.

Partilhar