1 DE AGOSTO AS DATAS DA HISTÓRIA

1882 - A revista Ocidentte publica um artigo da autoria de Gervasio Lobato referindo a passagem do famoso escritor Guerra Junqueiro (foto) por Vizela, localidade onde se inspirou para adicionar à sua brilhante obra uns poemas líricos que farão parte da obra Cantos de Abril. Ler mais aqui.

1940 - O Futebol Clube de Vizela é registado na Associação de Futebol de Braga.



1965 - José da Fonseca Lemos é ordenado Sacerdote. É pároco em Santa Eulália-Vizela e Santo Estêvão- Lousada.

1966 - Inicia-se a construção da capela nova de S. Bento das Peras, eram párocos de Tagilde, João da Silva Freitas e de S. Miguel, Monsenhor José Sousa Monteiro. O terreno foi oferecido pelo benemérito Domingos Araújo e sua esposa, D. Maria Amélia, da cidade do Porto.

1979 - Os Serviços da Estação Aquícola de Vila do Conde lançam dez mil trutas no rio Vizela para repovoamento esperando que este número duplique para os 100 mil exemplares.

1989 - Campo Agostinho de Lima do Futebol Clube de Vizela é vendido à empresa de construção Sinorco por 38.750 contos (perto de 200 mil euros).

1998 - FC Vizela defronta o FC Porto em jogo que serve de apresentação do plantel vizelense liderado por Manuel Teixeira. A presença do FCP deveu-se a uma promessa do seu presidente Pinto da Costa aquando a inauguração da casa dos Dragões de Vizela.

2004 - Marcos Nuno Ribeiro Faria, de Santa Eulália, é ordenado sacerdote aos 24 anos pelo bispo do Porto D. Armindo Lopes Coelho (natural de Regilde).

2008 - Ricardo José Fernando Monteiro assume a presidência da Associação Desportiva S. Paio Sport Clube (Vizela). Francisco António Machado Almeida assume a presidência da Assembleia-geral e Manuel Paulo Fernandes Ribeiro a presidência do Conselho Fiscal.

2017 - Sargento Paulo Ribeiro, de 40 anos de idade, natural de Marco de Canaveses, é o novo comandante do quartel da GNR de Vizela.

2011 - Abílio Meneses, Nuno Cunha e Filomena Mendes, da Vizelgolfe, ficam apurados para o Campeonato do Mundo de Minigolfe que decorrerá em Estocolmo-Suécia de 24 a 27 de Agosto.
-----------
NESTA DATA NASCEU
- Manuel Albano Borges (PS de Vizela)
- Armindo Cachada (jornalista)
- Vânia Silva (Bombeira de Vizela)
- Jorge Cunha "Cascalho" (Bombeiro de Vizela) 
 
FALECEU NESTA DATA
2021 - Manuel Duarte Ferreira (Lordelo)

Eventos históricos

Nascimentos

Partilhar