12 DE AGOSTO E A HISTÓRIA


1912  - Realiza-se uma imponente Batalha de Flores com Vizela a ser invadida por centenas de forasteiros que lotaram os seus hóteis. Na foto o Hotel l Sul Americano (hoje Bienestar) numa publicação da Revista Ilustração Portuguesa N⁰ 338.

1847 - Sai da Igreja de Infias, pelas duas da tarde, um procissão a milagrosa imagem do Senhor das Chagas, acompanhada de muitas irmandades e povo de várias freguesias, depois de percorrer todas as ruas e terreiros da Vila de Guimarães, recolhe à Igreja das Dominicanas. Atrás da imagem iam três padres a cantar a Ladainha dos Santos e fazendo preces, tudo isto para que caísse chuva, acabar cum uma seca de que não havia memória,

1953 - No salão de Festas do Casino Peninsular, pertença de Miguel Oliveira Teixeira, toma posse a nova direcção do Futebol Clube de Vizela com António Rodrigo Pinheiro a presidente da Direcção; Elísio Artur Coelho Ferreira de Matos a presidente da Assembleia e David Leite da Silva Campelos a presidente do Conselho Fiscal. Mandato de um ano.


1990 - Sílvia Ribeiro Saramago, de Vilar-S. João,  Vizela, é eleita Rainha das Festas de Vizela.

2000 - Realiza-se o concurso Eleição da Rainha das Festas de Vizela.

2005 - Domingos Vaz Pinheiro, ex-presidente do Futebol Clube de Vizela, é homenageado por este clube no decorrer do jogo Taça Amizade.



2005 - Adelina Pereira, de Vizela, é eleita Rainha das Festas de Vizela 2005.

2007 - O FC Vizela participa na primeira eliminatória da Taça da Liga, prova que se realiza pela primeira vez em Portugal. Foi eliminado em casa pelo Varzim (1-3).

2009 - Paulo Pinheiro torna público uma troca de palavras com um vereador municipal sobre a gestão do Futebol Clube de Vizela e demite-se da Presidência do Clube.


2014 - Decorrem as Festas de Vizela. Zé Amaro atua no Multiusos debaixo de intensa chuva de agosto.


2018 - FC Vizela começa Campeonato de Portugal em Barcelos. Jogos com o Gil Vicente não contam para a classificação devido a processo que levará aquela equipa diretamente à I Liga na próxima época. Rui Amorim é o treinador vizelense.


2019 - Fadista Carminho atua no Multiusos de Vizela no decurso das Festas da Cidade.

2020 - A Câmara de Vizela reabre a Rua Dr. Armindo Ribeiro de Faria cortada ao trânsito desde o incêndio que deflagrou a 11 de julho na ala sul do Castelo da Ponte. Uma estrutura metálica foi colocada para suportar as paredes após estudo de técnicos da Universidade do Minho para evitar a derrocada.

2020 - Fica concluído um enorme muro em granito na margem esquerda do rio Vizela entre a Ponte da Cascalheira e o Acude do Parque. Simultaneamente a areia do leito do rio em grande abundância foi removida como havia ocorrido em 2010 no mesmo espaço. O muro demorou cerca de dois meses a ser construído e visa evitar o alagamento da marginal ribeirinha.

2023 - FC Vizela perde por 3-2 com o Sporting em Alvalade. Essende e Nuno Moreira marcaram para o FCV. Espanhol Pablo Villar Ferreiro é o treinador. 

ANIVERSÁRIOS
1978 Pedro Martins (autarca de Santa Eulália).
1968 - Rui Carvalho (dirigente Academia Soshinkai).

FALECERAM NESTA DATA 

1995 - Prof. Maria Rosa de Sousa Almeida (S. Miguel)

2013 - João Leite (Tagilde)
2013 - Glória Salgado (S. Miguel)
2011 - Domingos Ferreira da Cunha (S. João)
2010 - José de Magalhães (Sta Eulália)

2020 - António Agostinho Castro Monteiro (S. Paio) 

2020 - Francisco da Silva Fernandes (S. João)

2020 - António Manuel Caldas da Silva (França)

2021 - Maria Leonor Bravo de Faria (S. João)

1995 - Professora D. Rosa (S. Miguel)


Eventos históricos

1981: Lançamento do primeiro IBM PC
1990: Descoberta de Sue

Partilhar