21 de AGOSTO AS DATAS DA HISTÓRIA



SEC. XVII - Encontra-se na freguesia de Tagilde. Erguida no século XVII em honra deste Santo, natural da freguesia, na qual nasceu no século XII no então Paço de Arriconha.
A capela de S. Gonçalo, pequena e muito humilde, tem telhado de duas águas. Na fachada, um nicho ao cimo, com a sineta. Ladeiam a porta duas pedras gravadas em baixo relevo com a história do padroeiro.
Tem galilé, que está apoiada em duas colunas cilíndricas. No interior, destaca-se o tecto, de masseira e pintado em caixotões.
O altar é uma talha pintada a ouro e azul, os nichos são almofadados com pinturas. A imagem de S. Gonçalo ocupa, aqui, o lugar principal.


1974 - A Comissão de Festas da Vila de Vizela,  presidida (no ano do 25 de Abril) por Salvador Caeiro Brás dá como positiva toda a realização festiva. Também na tesouraria houve saldo positivo. 

1975 - É fundada em S. João das Caldas a empresa Mundotextil, das maiores de Vizela, por Domingos Vaz Pinheiro hoje sob administração do seu filho mais velho José Pinheiro.


1976 - Amália Rodrigues canta o fado de guarda-chuva aberto no palco instalado no Parque das Termas. É o ponto alto das Festas da Vila de Vizela 1976 com a mais consagrada artista portuguesa e enfrentar a forte chuva para não desiludir os milhares de vizelenses que acorreram ao parque para a ver e ouvir. O JN fez uma grande manchete com esta atitude de Amália.

1991 - Abre a Repartição de Finanças na Rua Dr Abílio Torres a 379 do País. 



2004 - O FC Vizela, treinado por Carlos Garcia, inicia a sua primeira participação no campeonato nacional de futebol da Liga de Honra recebendo e vencendo a Ovarense por 3-0. Golos de Bock (2) e Gilber.

2010 - Rafael Silva, lutador de full-contact do Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes, sagra-se campeão europeu (85kg) em Londres.

2010 - Pedro Salgado, lutador de full-contact do Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes, sagra-se campeão europeu (75kg) em Londres.



2020 - Terminam os trabalhos de construção de muro e desassoreamento do leito do rio Vizela entre a Cascalheira e o açude do Parque das Termas levada e efeito pela Câmara Municipal.

NASCEU NESTA DATA

1960 - Adão Lopes, empresário. 

FALECEU NESTA DATA

1999 - Luís Freitas, Luis do Bacêlo - Taxista, SM 
2013 - Manuel Henrique (S.Miguel)
2013 - Deolindo Pinto Monteiro (S.Adrião)
2011 - Joaquina Pinto Ferreira (Sta Eulália)

2019 - Camila de Faria Lima (Tagilde)  

2020 - Maria do Céu Ferreira da Graça (S. Miguel)

2020 - Fernando Ferreira Ribeiro (Sta Eulália)

EFEMÉRIDES NACIONAIS E INTERNACIONAIS



Eventos históricos

1415: Vitória portuguesa na Batalha de Ceuta
1888: Patenteada a primeira máquina de somar

Partilhar