24 de AGOSTO as DATAS da HISTÓRIA

1941 - O Futebol Clube de Vizela, dois anos depois de ser fundado, atravessa a sua primeira crise directiva. Em assembleia os

sócios discutem a fusão deste Clube com o Moreirense, havendo da parte do Moreirense também algum interesse que os dois clubes se unifiquem. A AFB vê alguma viabilidade nesta situação. O assunto foi discutido pela rama numa assembleia do FCV em que foi eleita uma Comissão Administrativa presidida por António Urgeses dos Santos Simões (vereador da Câmara de Guimarães em 1963...), fazendo ainda parte da mesma, Armando Martins Camelo e Américo da Costa Campelos.
Nesta sessão é salientado que a renda do Campo Agostinho de Lima está em atraso, prontificando-se a Comissão Administrativa fazer um peditório para liquidar a verba em falta.


 1963
- Começam as Festas da Vila de Vizela que decorrem em dois dias. A Praça de Táxis é transferida nestes dois dias da rua Dr. Abílio Torres para a av. eng. Sá e Melo.




1969 - Quartel dos Bombeiros de Vizela na rua Dr Abílio Torres recebe obras de beneficiação no valor de 300 contos (1.500 euros). São inauguradas com grande pompa pelo Governador Civil de Braga,  Santos da Cunha como relatou o Comércio de Guimarães que considerou o quartel um dos melhores do Norte de Portugal.



1982 - Vice-cônsul dos Estados Unidos da América no Porto, Francis Scanlan, pede telefonicamente a Manuel Campelos para o receber em Vizela. O encontro realiza-se no dia seguinte. O diplomata americano mostra-se interessado em conhecer pormenorizadamente a natureza da reivindicação vizelense depois de, numa ação de protesto, o povo de Vizela ter içado a bandeira dos EUA no jardim.


1993 - A mais importante exposição de pintura de sempre em Vizela, desde Picasso (quadro de cerca 150 mil euros) a Vieira da Silva (o quadro mais caro em 450 mil euros) esteve exposta na Fundação Jorge Antunes.

2013 - FC Vizela começa campeonato 2012/13 da II Divisão em Joane com uma derrota por 3-1. Emanuel Simões é o treinador.

2020 - Plantel do FC Vizela realiza testes à covid-19 e o resultado é negativo para todos os jogadores, treinadores e restantes membros.

2021 - Entrada do novo comandante do quartel da GNR de Vizela. Trata-se do Sargento-Ajudante Luís Pires que exerceu funções aqui entre 2010 e 2013. 

NESTA DATA NASCEU...

1949 - José Carlos Sousa, Presidente da Assembleia da União de Freguesias de S. Miguel e S. João das Caldas e ex-dirigente do FC Vizela e do Club Turistico e Desportivo de Vizela.

1965 - Pedro Santos, empresário.


FALECEU NESTA DATA
2013 - Filomena Vasconcelos Antunes (S. Miguel
2009 - Miguel Leite Alves (Sta Eulália)
2010 - Angelina Silva (Sto Adrião)
2014 - Andreia Marlene Nunes Cardoso 
2022 - José Miguel Duarte Neto Couto (Porto)

NACIONAL E INTERNACIONAL

Eventos históricos

410: Início do Saque de Roma pelos visigodos
1954: Pijama e revólver usados por Getúlio Vargas na noite de sua morte

Nascimentos

Partilhar