26 de AGOSTO AS DATAS DA HISTÓRIA

Praça de Touros de Vizela na Cascalheira. Postal de Adelino Campante.



1920 - Realiza-se a «Extraordinária Corrida dedicada à Colónia Termal na Praça de Touros em Vizela no Parque Cruzeiro Sul.

1922 - Batalha de Flores em Vizela que arrasta milhares de forasteiros vindo de todo o Norte do País (e muitos brasileiros) inclusive um comboio especial proveniente de Guimarães. Praças, ruas, cafés, restaurantes e hóteis de Vizela (chegou a haver 11 hóteis a trabalhar em simultâneo em Vizela) ficam repletos. A Batalha de Flores, carros puxados por cavalos e a gericas eram enfeitados com flores e o público lançava outras flores das varandas, partiu do Largo da Lameira. Estas românticas batalhas eram notícia nos jornais da época.

1955 - Iniciam-se as Festas de Vizela que vão durar quatro dias: arraial minhoto, feira de gado, concurso de montras, bandas de Revelhe, dos Bombeiros de Vizela e da Filarmónica Vizelense fazem parte do programa para além do fogo de artifício.


1984 - Vizela, 1 - Benfica, 2. Jogo inaugural do Campeonato Nacional da I Divisão. Vizela, participando pela primeira vez, recebeu o Benfica em Guimarães por falta de campo relvado.

2012 - FC Vizela, treinador por Armando Evangelista, joga pela primeira vez nos Açores para a Taça de Portugal defrontando o Angrense da III Divisão.

2018 - FC Vizela, a militar no Campeonato de Portugal, desloca-se a Trás os Montes para defrontar pela primeira vez a equipa do Chaves Satélite, partida que vence por 1-0 com golo de Zé valente.

NESTA DATA NASCEU
1987 - André Cunha, ex-jogador do FC Vizela e Santa Eulália.
1946Gil Barbosa (Empresário)

FALECERAM NESTA DATA

2013 - Maria da Esperança Peixoto (Infias)
2013 - Joaquim de Faria Leite (Regilde)
2011 - Eugénio Augusto S. Sampaio (S. João)

2020 - Maria Ludovina Ferreira Martins (S. Miguel)

2020 - Maria Rosalina Ferreira Pereira (S. Adrião)

2022 - António Ribeiro (Infias)

Nacional & internacional

Eventos históricos

Partilhar