"5 de agosto não será esquecido nunca"

Autarcas vizelenses e membros da Pesada prestam ontem homenagem póstuma aos lutadores pela criação do concelho de Vizela, "todos os vizelenses já falecidos."


No cemitério de S. João das Caldas, a Pesada colocou uma coroa de flores na campa de Joaquim Monteiro "Tarola" com a presença dos seus familiares, flores disponibilizadas pela Câmara Municipal de Vizela que se fez representar pelo presidente e por todos os vereadores com pelouros, estando ainda presentes todos os presidentes de Junta do concelho de Vizela.
Em S. Miguel das Caldas a coroa de flores foi depositada no memorial que representa todos os ente-queridos ali sepultados e que participaram na luta pela restauração do concelho de Vizela que foi vitoriada a 19 de março de 1998.

Victor Hugo Salgado e José Manuel Couto usaram da palavra nos dois cemitérios, ficando claro que "sem a luta de rua aliada à luta dos gabinetes, Vizela jamais seria concelho».
O Presidente da Câmara deixou um agradecimento a todos os vizelenses que fizeram da luta de Vizela a sua razão «uma das histórias mais bonitas do mundo, não se conhece outra luta como a de Vizela e a história é para preservar. Fiz questão de estar em todos os 5 de agosto e irei continuar a estar» - disse Victor Hugo Salgado.
Mais à noite José Maria Ferreira reforçou que o 5 de agosto jamais será esquecido e que enquanto os membos da Pesada forem vivos ele sempre se evocará «de uma forma ou de outra».
Como sempre este encontro serviu para recordar diversas peripécias duma luta sem igual.
O 5 de agosto de 1982 foi um dos dias mais marcantes da luta de rua pela criação do concelho registando-se confrontos entre a GNR, que trouxe artilharia pesada para Vizela, e o povo que não deixava sair da estação uma composição da CP, e com isso estava inviabilizada a circulação ferroviárias, retida em forma de luta.

Partilhar