8 de Agosto as Datas da História



1880 - Pode ser considerado o ponto de partida do Bolinhol Coberto de Vizela, pois em 1884, já esteve presente na Exposição Industrial Concelhia de Guimarães.

2010 - Segundo dia das Festas da Cidade com actuação do grupo vizelense SEDARF.


2011 - Iniciam-se as Festas da Cidade de Vizela com a abertura da Feira de Artesanato na Av. Abade de Tagilde com 42 stands. João Vaz é o presidente da Comissão de Festas.


2011 - Abre a exposição de pintura do vizelense Francisco Couto.

2011 - Em S. Paio de Vizela encerram as festas em honra de S. Domingos com uma grande missa celebrada pelo Pároco Cândido Magalhães e dedicada aos emigrantes. Seguiu-se um arraial.


2014 - Inicio das Festas da Cidade de Vizela com a Eleição da Rainha das Festas. Bruna Coelho Ferreira, de Santa Eulália, foi a vencedora.


2016 - Edição das Festas de Vizela arranca sob a organização da Comissão de Festas que se vê nesta foto.

2017 - Iniciam-se as Festas de Vizela com noite de comédia na Praça da República. João Vaz é o Presidente da Comissão de Festas que se mantém desde 2010.

2017 -  Grupo musical vizelense SEDARF, apresenta, na Praça da República, nas Festas de Vizela o seu primeiro cd "Coisas Nossas".

2019 - Sorteio da FPF da primeira eliminatória da Taça de Portgal dita um Pedras Rubras-Vizela.

2020 - Confraria de S. Bento das Peras, presidida por José Armando Branco, apresenta projeto de imóvel religioso a construir na ermida da autoria do arquiteto vizelense Filipe Costa.
 

2020 - A Câmara Municipal de Vizela presidida por Victor Hugo Salgado e a União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio presidida por António Ferreira inauguram as obras de requalificação do Largo da Igreja de Tagilde, que fazem parte da área de reabilitação urbana daquela freguesia, integrada no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela. Foi a segunda data agendada depois de terem sido detetados casos de covid-19 numa escola daquela freguesia.

2020 - A Força Azul (claque de apoio ao FC Vizela), promove vigília em frente à ETAR de Serzedo contra a poluição do Rio Vizela.

ANIVERSÁRIOS

 - Vitorino Tadeu, bombeiro, ex-2º comandante dos Bombeiros de Vizela.
- Ricardo Azevedo, professor de música e cantor.
- Filipe Teixeira, prof., membro do Sedarf e treinador do Desportivo Jorge Antunes.
- Francisco Miranda (Câmara Municipal de Vizela)
 - Gaspar Vaz (professor, diretor escolar, organista, ex-membro dos King's 2, residente em Alcobaça)

FALECERAM NESTA DATA
1986 - Avelino Novais Ribeiro fundador da Adega Avelino na rua da Rainha, vizelense bairrista.
2013 - Horácio de Amorim Correia Braga (M. Cónegos)

Eventos históricos

1929: O Graf Zeppelin inicia um voo de volta ao mundo

Partilhar