Faleceu ex-vereadora da Câmara de Guimarães

Francisca Abreu, natural de Vilarinho-Santo Tirso, foi vereadora socialista da cultura da autarquia vimaranense e faleceu esta tarde repentinamente vítima de AVC aos 66 anos de idade. Câmara municipal decreta dois dias de luto municipal. PS emite comunicado.


Francisca Maria da Costa Abreu, de 66 anos, faleceu no Hospital da Senhora da Oliveira, vítima de doença.
Francisca Abreu foi vereadora da Cultura do Município de Guimarães durante a Capital Europeia da Cultura 2012 e secretária da Mesa da Assembleia Municipal no mandato autárquico anterior. Ocupou a pasta da cultura do concelho de Guimarães durante vários anos da presidência de António Magalhães.
Abandonou a vida activa política em 2017. Professora de profissão, Francisca Abreu foi directora da Escola Secundária Martins Sarmento.
As cerimónias fúnebres ainda não estão marcadas.

LUTO MUNICIPAL

Câmara de Guimarães decreta dois dias de luto pela morte de Francisca Abreu
Vereadora da Educação e Cultura entre 1998 e 2013 na Câmara Municipal de Guimarães faleceu esta quarta-feira.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, apresenta as mais sentidas condolências à família de Francisca Abreu, Vereadora da Educação e da Cultura entre 1998 a 2013 na Câmara Municipal de Guimarães, que faleceu esta quarta-feira, 26 de agosto, tendo decretado dois dias de luto municipal.

Francisca Abreu foi reconhecida em 2019 com a Medalha de Mérito Cultural Municipal em ouro, fruto do histórico legado que deixou na cidade de Guimarães. Foi responsável pela candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura e foi membro do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, instituição criada para criação, gestão e realização do programa cultural de Guimarães 2012.
O sucesso de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 constituiu exemplo para toda a Europa de como uma cidade média, a partir do envolvimento de toda a população, podia realizar um evento de amplitude europeia, ficando em muito a dever-se à visão cosmopolita, arrojada e integradora, da então Vereadora Francisca Abreu.
A herança e marca que deixou nos seus mandatos, quer no domínio da educação e da cultura, com o caráter interventivo com que sempre, desde a juventude, pautou a sua forma de ser cidadã e a sua permanente disponibilidade e dedicação à Comunidade foi reconhecida pelos vimaranenses.

Nascida em Vilarinho, Santo Tirso, Francisca Abreu frequentou o ensino secundário no Liceu Nacional de Guimarães, tendo sido interna do Colégio do Sagrado Coração de Maria, onde integrou o grupo juvenil que aí desenvolveu uma marcante intervenção cultural.

Na década de 1970 frequentou a Universidade de Coimbra onde foi ativista estudantil.

Licenciada em Filologia Germânica, foi professora e dirigente em diversos estabelecimentos de ensino até ser colocada na Escola Secundária Martins Sarmento, em 1982/1983, vindo ali a ser eleita Presidente do Conselho Executivo durante dez anos de 1987 a 1998.

De 1994 a 1998 foi deputada à Assembleia Municipal de Guimarães. Em 1998 tomou posse como Vereadora da Câmara Municipal sendo-lhe atribuídos os pelouros da Educação e da Cultura e a presidência da Cooperativa Municipal “A Oficina”.

É como vereadora da cultura e presidente de “A Oficina” que desenvolve um abrangente e intenso programa de criação e instalação de equipamentos e de produção artística que afirmou Guimarães, no início do século XXI, como polo central da cultura de todo o noroeste peninsular e era membro do Conselho Consultivo da organização internacional “Cities for Europe”.
Município de Guimarães
___________________________________________.

NOTA DE PESAR DO PS
PELO FALECIMENTO DE FRANCISCA ABREU

É com profunda consternação que recebemos a noticia do falecimento da camarada Francisca Abreu.
Francisca Abreu foi uma figura destacada da história recente em Guimarães, com uma dimensão política, humana e intelectual vincada, tendo marcado de forma intensa a vida de todos os vimaranenses.

Foi agraciada em 2019 com a Medalha de Mérito Municipal, acompanhada pela nota enquadradora que se reproduz:

“Nascida em Vilarinho, Santo Tirso, Francisca Abreu frequentou o ensino secundário no Liceu Nacional de Guimarães, tendo sido interna do Colégio do Sagrado Coração de Maria, onde integrou o grupo juvenil que aí desenvolveu uma marcante intervenção cultural.

Na década de 1970 frequentou a Universidade de Coimbra onde foi ativista estudantil.

Licenciada em Filologia Germânica, foi professora e dirigente em diversos estabelecimentos de ensino até ser colocada na Escola Secundária Martins Sarmento, em 1982/1983, vindo ali a ser eleita Presidente do Conselho Executivo durante dez anos de 1987 a 1998.

De 1994 a 1998 foi deputada à Assembleia Municipal de Guimarães.

Em 1997 foi eleita Vereadora da Câmara Municipal sendo-lhe atribuídos os pelouros da Educação e da Cultura e a presidência da Cooperativa Municipal “A Oficina”.

É como vereadora da cultura e presidente de “A Oficina” que desenvolve um abrangente e intenso programa de criação e instalação de equipamentos e de produção artística que afirmou Guimarães, no início do século XXI, como polo central da cultura de todo o noroeste peninsular.

É uma época onde Guimarães, iniciada a reabilitação patrimonial do seu centro histórico, definiu como prioridade das suas políticas urbanas a aposta na vivência cultural dos seus espaços patrimoniais para, conjugando modernidade com história, encontrar uma via de afirmação cultural integradora e valorizadora da nossa comunidade residente e atrativa para além das fronteiras da cidade.

Construído o Centro Cultural Vila Flor, inaugurado em 2005, é com Francisca Abreu que é promovida a política de promoção cultural que leva o governo da República a escolher Guimarães como a terceira cidade portuguesa, depois de Lisboa e Porto, a candidatar-se a Capital Europeia da Cultura.

Foi a responsável pela elaboração da candidatura que mereceu a aprovação da União Europeia, e membro do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, entidade criada para a realização de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012.

O sucesso de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, momento histórico da nossa vida coletiva, constitui exemplo para toda a Europa de como uma cidade média, a partir do envolvimento de toda a população, podia realizar um evento de amplitude europeia, ficando em muito a dever-se à visão cosmopolita, arrojada e integradora, da então Vereadora Francisca Abreu.

A herança e marca cultural que deixou nos seus mandatos, o caráter interventivo com que sempre, desde a juventude, pautou a sua forma de ser cidadã e a sua permanente disponibilidade e dedicação à Comunidade que cedo a acolheu são hoje amplamente merecedores do reconhecimento público que lhe prestamos.

Francisca Abreu é licenciada em Filologia Germânica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi professora do Ensino Secundário, Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Martins Sarmento, de 1987/88 até 1997/98 e formadora de docentes.

De 1994 a 1998 foi membro da Assembleia Municipal de Guimarães.

De 1998 a 2013 foi Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Presidente da Direcção de A Oficina, régie-cooperativa responsável pela gestão e programação cultural do Centro Cultural Vila Flor, desde a sua abertura, em 2005. Desde 1999 foi Conselheira para a Igualdade e responsável pelo gabinete de promoção da igualdade de género, Espaço Informação Mulher.

Francisca Abreu foi responsável pela candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura e foi membro do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, instituição criada para criação, gestão e realização do programa cultural de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.

Atualmente é Secretária da Mesa da Assembleia Municipal de Guimarães.

É membro do Conselho Consultivo da organização internacional “Cities for Europe”.”

Neste momento de profunda dor para a família socialista vimaranense, endereçamos as nossas sinceras condolências à família e amigos.

O Secretariado do PS Guimarães


Nota de pesar da OFICINA pelo falecimento de Francisca Abreu
É com profunda consternação e pesar que recebemos a notícia triste do falecimento da Dra. Francisca Abreu, ex-presidente da direção d'A Oficina e ex-vereadora para a Cultura e Educação na Câmara Municipal de Guimarães.

Muito lhe ficamos a dever. Francisca Abreu foi figura central na condução de Guimarães à posição de referência que hoje detém no domínio da cultura à escala nacional e europeia. Foi com Francisca Abreu que Guimarães veio reforçando esse percurso de várias décadas. O culminar desse trabalho foi a atribuição a Guimarães do título de Capital Europeia da Cultura, em 2012.

Esse trabalho continua nos dias de hoje e figuras como a de Francisca Abreu, pela preponderância do seu papel, do seu percurso e da sua dedicação só poderão servir como referencial incontornável.

Entre 1998 e 2013 foi presidente d’A Oficina. Durante este período, esta cooperativa municipal assistiu ao seu maior crescimento, através na inauguração de novos equipamentos, desde logo o Centro Cultural Vila Flor, que faz por agora 15 anos.

Foi sob a sua direção que foram lançadas sementes no trabalho de apoio à criação, da mediação cultural, da programação cultural e dos grandes festivais que continuam a ser uma referência do trabalho d’A Oficina, que se refletem na cidade, na região, no país e mesmo além-fronteiras.

O Município de Guimarães reconheceu publicamente o trabalho da Dra. Francisca Abreu, tendo-lhe entregado a Medalha de Mérito Cultural no dia 24 de junho de 2019. A Câmara Municipal de Guimarães decretou dois dias luto municipal.

A Oficina – os seus órgãos diretivos e os seus colaboradores, manifestam enorme pesar, endereçando as mais sentidas condolências aos familiares de Francisca Abreu. Registamos também um agradecimento sincero pela dedicação e determinação que entregou a esta instituição durante década e meia.

Partilhar