Vizelenses convidados a colocarem velas à porta da ETAR de Serzedo

Decorre neste momento junto à margem direita do Rio Vizela, junto à sede do AMAS a 100 metros da ponte da Cascalheira, a conferência de imprensa (mais uma) pela defesa do Rio Vizela. Veja o vídeo.




A Câmara não vai promover nenhuma manifestação face às contingências impostas pela covid-19 e em alternativa convida os vizelenses a colocarem na noite de 5 de agosto (data histórica dos vizelenses) uma vela acesa à porta da ETAR de Serzedo que é apontada como responsável pela poluição apesar desta ter vindo a público alegar inocência.

VICTOR HUGO SALGADO

- Irei marcar uma reunião com todos os autarcas dos concelhos onde passa o Rio Vizela porque é imperioso e urgente acabarmos com esta calamidade. O rio é de todos e deve ser usufruído devidamente por todos".

"Universidade de Aveiro vai fazer um estudo ambiental sobre o impacto que a ETAR está a provocar no ecossistema e com isso termos mais fundamentos técnicos e científicos que provem as nossas razões que iremos depois apresentar ao sr. Primeiro Ministro, Sr. Ministro do Ambiente e outros"

"Dia 5 de agosto convidamos todas as pessoas a colocar uma vela à porta da ETAR em Serzedo como forma de descontentamento.

"Se fizermos uma manifestação pudemos contrariar as regras da covid por isso não o faremos."

"Faremos um apelo à União Europeia."

"Queremos um debate alargado com todas as entidades inclusive as Aguas do Norte e o Sr. Ministro do Ambiente."

" Se não for resolvida esta situação do rio Vizela vamos propor aos vizelenses o boicote às próximas eleições presidências."

"ETAR de Serzedo enterrou o tubo debaixo do leito do rio para não se perceber as descargas."

"Apresentamos nova queixa-crime contra as Aguas do Norte que gerem a ETAR de Serzedo com análises da água a montante e a jusante da ETAR, com vídeos e fotos..."

"Dossier foi remetido ao Presidente da República."

Presidente da Câmara apresenta fotos e vídeos para contrariar as informações da ETAR de Serzedo que diz que não polui o rio. Mais perto do final apresentou reportagens das televisões sobre o assunto.
A sereia que chamava os vizelenses para a luta de rua foi accionada simbolicamente nesta conferência de imprensa e os presentes gritaram VIZELA É ASSIM E LUTA ATÉ AO FIM.

A primeira queixa-crime da Câmara contra a ETAR foi arquivada pelo tribunal.

Partilhar