11 DE SETEMBRO E A HISTÓRIA

1874 - Portaria do ministério do reino, autorizando a Câmara de Guimarães a fazer o contrato provisório com algumas modificações que lhe insinuava convinha fazer nas bases do projectado contrato para aproveitamento das nascentes das águas medicinais de Vizela e construção de estabelecimentos de banhos, cujo contrato a Câmara vimaranense ia celebrar com uma companhia, para oportunamente ser apresentado às cortes.
(João Lopes de Faria, Efemérides Vimaranenses, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento, vol. III, p. 247.)

1884 - Uma roupas de boa qualidade ensanguentadas são encontradas por rapazes que nadavam debaixo da Ponte Nova-Vizela. À falta de bons investigadores em Guimarães, o caso tomou aspetos novelescos tendo sido presos como suspeitos duas prostitutas que trabalhavam na Casa das Lindas e o cozinheiro do Hotel Cruzeiro do Sul. Um mês depois ainda não havia corpo muito menos qualquer identidade da vítima das agressões dos detidos.

1925 - O Sport Club de Vizela é, fundado.
Esta associação tinha como principal objetivo promover o desenvolvimento e prática dos desportos atléticos especialmente ao ar livre. As cores representativas da associação era o verde e branco, e o artigo nº 33 dos estatutos já contemplava um delegado desportivo e um capitão geral de foot-ball. A Comissão iniciadora desta associação era constituída pelos Sr. Manuel Feliciano d´Araújo e Silva Caldas; António Fernandes Oliveira; João Campelos; Oliveira; Jerónimo Saraiva; Joaquim Manuel Ferreira e Francisco Alves. Os estatutos são constituídos por 17 folhas e encontra-se no Arquivo distrital de Braga. A equipa de futebol da associação “Sport Club de Vizela”, jogou com a equipa do Porto “Onze Verde” em agosto de 1926, no campo de jogos em Vizela, como nos refere o jornal “Ecos de Guimarães” de 28 de agosto de 1926.

Campo Agostinho de Lima 

1954 - Em profunda crise directiva, o Futebol Clube de Vizela não encontra Direcção e a Assembleia-geral marcada para esta data é adiada por 30 dias à falta de listas.

1996 - O Valenciano, com um resultado surpreendente, afasta do Vizela da Taça de Portugal (1996/97) ao vencer na cidade termal por 1-2.

2001 - Ninguém fica indiferente aos atentados às Torres Gémeas de Nova Iorque.

2005 - II Liga - Vizela empata em casa com o Santa Clara a zero golos na segunda jornada.

2006 - A escola C+S em Infias-Vizela abre para o seu primeiro ano lectivo.

2010 - Santa Eulália, presidido por Carlos Faria, inicia o campeonato de futebol da Divisão de Honra da AFB 2010-2011 sob a orientação do treinador Tozé Fonseca. Vence o Ninense por 1-0.

2010 - O Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes, presidido por José Antunes, inicia o campeonato de futsal da I Divisão Nacional 2010-2011 sob a orientação do treinador Adriano Ribeiro. Perde na recepção do Belenenses por 0-3.

2010 - O Cállidas Clube, presidido por António Ferreira, inicia o campeonato da II Divisão em Andebol 2010-2011, sob a orientação do treinador búlgaro Dimitri Nikolov, perdendo na recepção ao Módicus Sandim por 18-19.

2010 - A Casa do Povo de Vizela organiza uma desfolhada à portuguesa na Praça da República com a presença do Grupo Folclórico de Santa Eulália. São recordadas as célebres desfolhadas de outrora.

2011 - O FC Vizela, treinado por Quim Berto, vence em casa o Avanca da III Divisão por 2-0 em jogo a contar para a segunda eliminatória da Taça de Portugal.

2013 - Câmara Municipal, presidida por Dinis Costa, inaugura Centro Escolar de S. João (EB Enxertos), um investimento de cerca de 1.349.115,29€ e que alberga cerca de 140 crianças, distribuídas por uma sala de pré-escolar e seis salas do 1.º CEB.

NASCEU NESTA DATA
- José Manuel Costa Dias, Clube dos Automóveis Antigos de Vizela

FALECERAM NESTA DATA
2008 - Carmezinda da Conceição Lopes de Almeida

2011 - Albino dos Santos Cisca (S. Miguel)

2020 - Emília da Conceição Sousa da Cunha (Moreira) 

2020 - Carlos Jorge da Cunha Azevedo ( S. João)

2020 - Fernando Pedrosa da Costa (S. Miguel)

 
NACIONAL E INTERNACIONAL

Partilhar