21 DE SETEMBRO AS DATAS DA HISTÓRIA

1887 - A Câmara de Guimarães proíbe a circulação de cães sem açaime na vila de Vizela ameaçando matar aqueles que forem apanhados a circular fora das regras e uma multa de 2.500 reis.

1986 - Realiza-se um cortejo de oferendas da freguesia de SANTO ADRIÃO DE VIZELA para a construção do novo quartel dos Bombeiros de Vizela.

1971 - O FC Vizela é eliminado da Taça de Portugal, quarta eliminatória, na Covilhã onde perdeu por 3-2. Antes, os vizelenses, eliminaram o Aves por 3-0.

1991 - Em mais uma homenagem póstuma ao ex presidente da Junta de S. Adrião de Vizela, Miguel Bastos Miranda, prematuramente desaparecido, é organizado um Torneio de Futebol com o seu nome. Venceu o extinto Grupo Desportivo de Lagoas. 

1992 - É fundado o Grupo Jovens Unidades de S. Miguel-Vizela, colectividade virada para o desporto popular.

2003 - Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga benze a igreja de S. João no final do terceiro restauro que teve início a 13 de dezembro do ano anterior. Pároco José Machado chorou de alegria num dia de festa.

2002 - O FC Vizela é eliminado pelo Vianense (1-0) da Taça de Portugal edição 2000/2001.

1º Tema Livre, de Jorge Lima
1º Termas, foto de Helena Monteiro.

2011 - Helena Raquel Vieira Monteiro e Jorge Fernando Lima Ferreira, vencem o 3º Concurso de Fotografia promovido pela Câmara de Vizela.

2013 - É inaugurada sede da AIREV- Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela. É presidente da instituição Alfredo Ribeiro e presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa.

2013 - É inaugurada a nova sede da Sociedade Filarmónica Vizelense nas antigas escolas de S. Miguel. Arlindo Santos é presidente da instituição e Dinis Costa presidente da Câmara

2019 - A Noite Branca de Vizela é adiada para o sábado seguinte devido ao mau tempo.

FAZ ANOS HOJE

1957 - JOSÉ ARMANDO BRANCO, presidente da Sociedade Filarmónica Vizelense e da Confraria de S. Bento das Peras. Foi presidente do FC Vizela, da Comissão de Festas de Vizela, e da Junta de Freguesia de S. Miguel tendo desempenhado muitos outros cargos no associativismo vizelense.

1957 - MOISÉS MACHADO (sócio-gerente da Vizelclima)
- AGOSTINHO FREITAS (Imparpower-Informática)
.

  FALECEU NESTA DATA
2008 - Alfredo Carneiro de Abreu
2009 - Cláudia Marcela Monteiro Gomes (Regilde)
2014 - Jacinto Freitas Coelho (Lustosa)
2023 - Maria da Costa (S.Adrião)

Eventos históricos.


1942: Voo inaugural do Boeing B-29 Superfortress
2003: Arte descrevendo a entrada da sonda Galileo em Júpiter, com os paraquedas ativados e o escudo térmico ejetado

Nascimentos

Partilhar