26 de Setembro as Datas da História


1870 - São reformados e aprovados pelo Governador Civil de Braga os estatutos da Confraria do Santíssimo Sacramento da paróquia de S. Miguel das Caldas.


1943 - Padre Albano da Silva Freitas canta Missa Nova em Creixomil- Guimarães. Mais tarde seria pároco de S. João das Caldas Vizela. Morreu em 1997.

1968 - Paróquia de S. João festeja bodas de prata sacerdotais do seu pároco Albano da Silva Freitas.


1993 - S. João das Caldas festeja bodas de ouro sacerdotais do P. Albano da Silva Freitas.

2004 - Realiza-se o I Encontro de Bandas Filarmónicas que durante um dia emprestam à cidade de Vizela uma sonoridade e beleza rara. Participam as bandas de Vizela, Vieira do Minho, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Póvoa de Lanhoso, Revelhe, Pevidém e Famalicão. Momento único foi a interpretação em simultâneo de todas as bandas do Hino Por Vizela sob a direcção do maestro vizelense, José Manuel Guerra.

2010 - O Padre António Pedro Monteiro, natural de Vizela, tem a sua Ordenação Sacerdotal em Póvoa de Santa Iria - Lisboa. Cantou Missa Nova a 3 de Outubro 2010 em S. João das Caldas-Vizela.

2010 - Atirador vizelense José Varela conquista em Sevilha-Espanha a Medalha de Bronze de tiro às hélices a contar para o Campeonato da Europa e a Medalha de Ouro pela selecção nacional. Conquista ainda no mesmo campo a Medalha de Prata da Taça do Mundo.


2011 - É fundada em Vizela a «Coração Azul – Associação Juvenil de Apoio aos Animais».


2013 - Sai para a rua o último número do Notícias de Vizela dirigido por Susana Ribeiro e Sérgio Vinagre. Razões de ordem económica estiveram na origem do encerramento deste semanário fundado em 1947 por Francisco Armindo Pereira da Costa.

2021 - Eleições Autárquicas com vitória esmagadora do PS que conquistou com maiorias absolutas a Câmara (74%, de votos e 6-1 na vereação), Assembleia Municipal e as freguesias de Infias, S. Miguel-S. João, Tagilde-S. Paio. PSD-CDS elege um vereador e vence freguesia de S. Adrião.
São as sextas Eleições Autárquicas em Vizela depois da criação do concelho em 1998.

NASCEU NESTA DATA
1926 - Silveira jogador FCV em 1965-1966 campeão nacional da III Divisão. Faleceu nos EUA.


FALECERAM NESTA DATA
2013 - Maria Augusta Fernandes da Cunha Fortunato (S. Miguel)
2010 - Maria Predilecta da Silva Carvalho (S. João)
2010 - José António Neto da Silva (Sta Eulália)
2011 - Francisco Ferreira de Sousa (Restaurante Olival)
2019 - Maria Joaquina Ribeiro (S. João)

Eventos históricos

1973: O Concorde

Partilhar